Ícone do site Rápido no Ar

ETE de Iracemápolis é denunciada pela quarta vez por despejar esgoto em ribeirão de Piracicaba

Fotos: Guarda Civil de Piracicaba

A Guarda Civil de Piracicaba (SP) flagrou, nesta sexta-feira (6), mais uma grande quantidade de espumas no ribeirão Cachoeira, na altura do bairro Água Santa, devido à contaminação por esgoto, no leito do ribeirão, a qual tem como origem a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Iracemápolis (SP).

É, segundo guardas da Patrulha Rural, a quarta vez que o mesmo fato acontece no ribeirão – a segunda de 2023,sendo que a primeira detecção aconteceu no dia 18 do mês passado. Desta vez, como ocorreu nas outras, será registrado um Boletim de Ocorrência na UPJA (Unidade de Polícia Judiciária Agrupada), de Piracicaba.

Os guardas estão esperando a equipe de perícia, que já está a par do problema, e tentaram acionar a CETESB em Limeira, porém, segundo apurou o Rápido No Ar, ainda não conseguiram contato.

O OUTRO LADO

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Iracemápolis informou que já foi comunicado sobre a ocorrência, pela Guarda Municipal de Piracicaba, e está, no momento, acompanhando a situação do local. Informou, ainda, que o poder executivo realizou um serviço de dragagem do lodo localizado na ETE.

O serviço, finalizado em julho, foi feito afim de melhorar a eficiência do tratamento do esgoto no local. Segundo a avaliação feita pela própria CETESB, essa ação levaria no mínimo três meses para surtir efeito. Só após esse período, seria possível avaliar se atingiu a eficiência necessária.

O Departamento de Meio Ambiente vai realizar em breve trocas de tubulações da Lagoa de Tratamento de Esgoto. Além disso, outros investimentos também já estão sendo preparados para resolver de vez esse problema que se arrasta por anos.

O setor ressalta que estão sendo feitas analises para a avaliação do efluente e da qualidade da água e que informa a CETESB e ao Ministério Público todas as ações tomadas pelo município. (Colaborou Marcelo Alixandre).

teste
Sair da versão mobile