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Estudantes de Piracicaba produzem tijolos com barro e areia para construção de protótipo de casa sustentável

Fotos: Divulgação

No Novo Ensino Médio no Estado de São Paulo, em que um novo formato educacional que visa flexibilizar o currículo escolar, oferece aos estudantes a oportunidade de escolherem itinerários formativos de acordo com seus interesses e habilidades, está levando alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Pedro de Mello, cursistas do “Meu Papel no Desenvolvimento Sustentável”, a produzirem tijolos com barro e areia para construção de protótipo de Casa Sustentável.

A produção acontece durante as aulas do Componente Curricular “Recursos e Sustentabilidade”, com desenvolvimento e a utilização de materiais sustentáveis que não agridem o meio ambiente. Segundo o diretor da escola, Thiago Franco, durante as aulas os estudantes discutem sobre a origem dos materiais empregados na construção civil e seus impactos ao ambiente.

“Como a maioria dos materiais utilizados agridem direta e indiretamente o ambiente, uma maneira para solucionar os problemas ambientais ocasionados, iniciou-se com uma pesquisa científica, um convite à iniciação científica de nossos jovens”.

Como produto da pesquisa, de acordo com o diretor, os estudantes identificaram o Tijolo de Adobe como um exemplo promissor para a solução dos impactos. Para tanto, ao longo das aulas, o tijolo de Adobe, facilmente produzido a partir de barro e areia pôde ser variado em sua composição química, ou melhor, pôde ser aprimorado pelos jovens.

Quando os estudantes variaram partes de areia, de barro, e realizaram acréscimos de alguns produtos, como cal e o próprio vilão cimento, os resultados obtidos, significativamente, apontaram pouca diferença nos tijolos produzidos.

Vale frisar, segundo Thiago Franco, que para a produção desse tipo de tijolo não foi utilizada energia elétrica e nem houve liberação de gás carbônico, pontos esses importantes como contribuição para mudança do cenário ambiental global atual.

A docente Miriam Justino Goes, responsável pela prática junto à turma, salienta que a atividade desenvolvida está interdisciplinarmente conectada a ações realizadas pelos próprios discentes noutros componentes curriculares, como no caso de Construção Sustentável, Eficiência Energética e Hábitos Sustentáveis.

O coordenador de Área de Ciências da Natureza e Matemática, Artur Janeiro, endossa que a questão ambiental é transeunte por um vasto campo disciplinar, que engloba a Química, Física, Biologia e até mesmo a Matemática. Salienta, ainda, a importância de desenvolvimento de metodologias ativas, como práticas experimentais, para a construção de conhecimentos científicos.

A Coordenadora Geral, Giovana Carpin Borba, frisa o trabalho historicamente consolidado de abordagem da Educação Ambiental Crítica na unidade escolar. Thiago Franco acrescenta que o trabalho desenvolvido na E.E. Pedro de Mello tem impactado positivamente a comunidade, sendo “visível que todos os esforços empreendidos em relação à consciência ambiental estão alterando o entorno da comunidade escolar; atualmente, não vemos mais o acúmulo de lixo e entulho em locais inapropriados”.

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