Ícone do site Rápido no Ar

Estudante de 15 anos morre após ficar nove dias internada com febre maculosa no interior de SP

Uma adolescente de 15 anos morreu por complicações decorrentes de febre maculosa no último domingo (29), em Salto (SP). Laura Bertajoni Vicente estava internada em um hospital em Campinas (SP) desde o dia 21 de julho.

De acordo com um tio da estudante, os dias em que ela passou internada foram um desafio para a família e para os médicos, pois ela estava saudável e, em poucos dias, a doença destruiu o seu sistema nervoso.

PUBLICIDADE

Laura teria reclamado de dores de cabeça na sexta-feira (20) e foi internada em estado grave no dia seguinte, sendo colocada em coma induzido. No período da internação, a estudante teve um edema cerebral e um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Familiares informam que a suspeita é que a adolescente, que completou 15 anos no último dia 24, tenha contraído a doença por meio de carrapatos em lago próximo de onde eles moram, já que ela costumava andar de bicicleta naquela região.

Em nota, a Prefeitura de Salto informou que registrou um caso positivo para a doença no inicio do ano. Um morador da cidade contraiu febre maculosa na região norte do país, mas recebeu tratamento e se recuperou.

O corpo de Laura foi enterrado na manhã desta segunda-feira (30) na cidade de Salto (SP).

Febre transmitida pelo carrapato-estrela

A febre maculosa é uma doença infecciosa que preocupa as autoridades. De acordo com a especialista, o mal causa febre aguda, de início abrupto e pode levar à morte. A patologia é causada por uma bactéria chamada Rickettsia Rickettsii, transmitida pela picada do carrapato-estrela e disseminada pela capivara.

“Clinicamente ela se caracteriza por uma febre muito alta, importante dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, conhecida também como dor de barriga. Uma prostação, uma fadiga que impressiona porque o sujeito fica incapacitado para o exercício das suas atividades habituais. Um outro dado importante da doença é a apresentação de manchas avermelhadas pelo corpo, que geralmente ocorre entre o 2º e o 5º dia após a febre”, esclarece a infectologista.

A consultora da SBI ressalta que a doença pode tomar uma proporção de gravidade tão elevada, que a taxa de mortalidade pode chegar a 50%, devido às manifestações hemorrágicas, que causam as manchas avermelhadas, que podem se concentrar nas mãos e nos pés.

Sair da versão mobile