As festas de fim de ano e as férias escolares em janeiro levam a uma redução de 10% a 15% nas doações de sangue, de acordo com o Hemorio, o segundo maior hemocentro do Brasil. A diminuição ocorre justamente em um período de aumento na demanda, em razão do maior número de acidentes.
“É essencial que as pessoas compareçam para doar. Cada doação pode salvar até quatro vidas”, afirma a assistente social do Hemorio, Ana Ester Carlos. A unidade, que atende 130 hospitais em 92 municípios do Rio de Janeiro, está em alerta para os impactos de estoques insuficientes.
Impacto na saúde pública
Entre janeiro e novembro de 2024, o Hemorio registrou 82 mil doações, mas o período de festas e férias pode prejudicar o alcance da meta de 92 mil doações anuais. Estoques baixos podem adiar cirurgias, comprometer tratamentos e agravar o estado de pacientes internados.
“Não podemos permitir que vidas estejam em risco por falta de doações. Faça a diferença!”, reforça Ana Ester.
Como doar
Para ser doador, é necessário:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar mais de 50 kg;
- Não ingerir álcool nas 12 horas anteriores;
- Evitar alimentos gordurosos antes da doação.
O doador deve apresentar um documento oficial com foto, como RG, carteira de habilitação ou passaporte. Não é necessário jejum.
Atendimento especial no fim de ano
O Hemorio funcionará em todos os dias de fim de ano, exceto no dia 1º de janeiro. Informações podem ser obtidas pelo Disque Sangue (21) 3916-8310 ou nas redes sociais do instituto.