Ícone do site Rápido no Ar

Estado de SP terá 1ª onda de frio do ano, com possibilidade de geada no final de semana

Após um mês de junho mais quente do que o normal, São Paulo poderá ter sua primeira onda de frio nesta semana. No sábado e no domingo, a temperatura deve cair em todo o estado, segundo a Climatempo. Em Limeira, no domingo a mínima deve ser de 3º e máxima não passa dos 17ºC e há possibilidade de geada.

O motivo para a queda brusca nas temperaturas é a chegada de uma frente fria, acompanhada de uma forte massa de ar frio de origem polar. O tempo deve começar a mudar na quinta-feira, mas o frio se acentuará nos dias seguintes. Nas madrugadas de sábado e de domingo, os termômetros na capital paulista podem marcar 5ºC. Nos bairros mais afastados da cidade, esse valor pode ficar ainda menor.

PUBLICIDADE

Segundo o CGE, a mínima registrada neste ano na cidade foi de 9,4ºC no dia 9 de junho. Desde 2004, quando o CGE passou a compilar dados de temperatura da capital, a mínima mais baixa foi de 3,5°C em 13 de junho de 2016. Nesta época, houve mortes de moradores de rua por causa do tempo frio.

A onda gelada não atingirá só São Paulo. Todo o País deverá sentir os efeitos da massa de ar polar. Na Bahia e em Goiás, de acordo com a Climatempo, podem ocorrer temperaturas em torno dos 10ºC. Também há possibilidade de neve na região serrana do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Calor
Apesar da onda de frio prevista para esta semana, a tendência para julho na capital é de que as temperaturas continuem mais altas do que o normal. Isso porque o Brasil sente o efeito do El Niño, fenômeno de aumento na temperatura das águas do Pacífico Equatorial e, consequentemente, das temperaturas atmosféricas. A média das mínimas para julho é de 12,6°C, segundo o CGE.

O mês de junho terminou com pouca cara de inverno: foi o sexto mais quente em 76 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para este cálculo, o órgão levou em conta as temperaturas máximas da capital durante o mês. A média dessas temperaturas ficou em 24,2°C, a maior desde 2007. Em pleno inverno, os termômetros chegaram a marcar 28ºC, na sexta-feira passada.

Sair da versão mobile