Ícone do site Rápido no Ar

Estado de São Paulo ultrapassa a marca de 90% da população adulta totalmente vacinada

Foto: Governo de São Paulo / Divulgação

São Paulo é o primeiro estado a alcançar a marca de 90% da população adulta totalmente vacinada contra a covid-19. Dados foram divulgados durante coletiva nesta quarta-feira (10).

Segundo dados do site Our World in Data, o índice supera, proporcionalmente diversos países, como como Alemanha, Reino Unido, Israel, Estados Unidos, Argentina, além da União Européia.

Os números atualizados do Vacinômetro do Governo de SP apontam mais de 73,9 milhões de doses aplicadas em todo estado. No total, são 37,7 milhões em primeira dose, 31,7 mi em segunda, 1,7 mi em doses únicas e 3,3 mi de doses adicionais. Entre o total da população, 32,9 milhões (71%) já receberam duas doses ou a dose única, sendo que 84% já tomaram pelo menos uma dose.

Durante a coletiva, Regiane de Paula, Coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), alertou para o número de pessoas com a segunda dose atrasada “O ritmo de vacinação em São Paulo é acelerado, porém é fundamental que a população complete seu esquema vacinal e tome a segunda dose da vacina. Apenas desta forma estará totalmente protegido contra o Covid-19”.

O estado ainda tem 5,4 milhões de pessoas a serem vacinadas com a segunda dose, entre elas 931 mil de Coronavac, 1,4 milhão de Astrazeneca e 3 milhões de Pfizer. Todos estes faltosos podem comparecer a um posto de vacinação, mesmo ultrapassado o prazo, para completar o esquema vacinal.

Entre os que mais precisam se vacinar com a segunda dose estão os adolescentes entre 12 e 17 anos de idade. Apenas 27% desta população completou o esquema vacinal, sendo que 96% dos adolescentes já tomaram pelo menos uma dose da vacina. Todo este público já ultrapassou as oito semanas de intervalo entre as doses.

Na última semana, 86% dos municípios de São Paulo, ou seja, 553 prefeituras não registraram óbitos por Covid-19.

teste
Sair da versão mobile