Ícone do site Rápido no Ar

Esporte faz lançamento do Programa RecuperAção que atenderá pacientes com sequelas da Covid-19 em Mogi Guaçu

FOTO: Divulgação/Prefeitura de Mogi Guaçu

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realizou na manhã desta quarta-feira (1), o lançamento do Programa RecuperAção Superando a Covid-19, projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde, para atendimento das pessoas que ficaram com alguma sequela da doença. O objetivo é reabilitar a capacidade física, muscular, respiratória e psicológica dos pacientes.

O prefeito Rodrigo Falsetti, os secretários municipais Alair Alves Junior (Relações Institucionais), Paulo Henrique da Silva Gomes (Segurança Pública) e os vereadores Judite Reis, Lili Chiarelli, Natalino Tony Silva e Luciano Firmino Vieira, o Luciano da Saúde, compareceram ao evento.

O secretário de Esporte e Lazer, Raphael de Godoy Locatelli, comentou que o lançamento do programa foi escolhido para esta data, (1) de setembro, porque também se comemora o Dia Nacional do Profissional de Educação Física. “Hoje é um dia muito especial, porque nós, educadores físicos, contribuímos para o desenvolvimento da sociedade e com a construção da qualidade de vida por meio da saúde e educação. Aproveito este momento, para parabenizar todos os profissionais da área”, diz ele.

Para o prefeito Rodrigo Falsetti, também graduado em educação física, o esporte tem o poder de transformar a vida das pessoas. “O esporte faz parte da minha vida, porque mais do que formar campeões, forma pessoas campeãs na vida”, comentou. “Parabenizo a iniciativa deste projeto que vem de encontro com o momento em que estamos aos poucos vencendo, que é a pandemia da Covid-19”.

RecuperAção
O coordenador do programa RecuperAção Superando a Covid-19, Rafael Cipolli, destacou a importância da reabilitação do paciente, que deve ser realizada com precaução e acompanhamento de profissionais capacitados.

“O pulmão é um dos principais órgãos danificados, mas o indivíduo também tem perda de massa muscular, de força, de coordenação e da sua capacidade cardiorrespiratória, entre outras dificuldades. É muito comum a ocorrência de falta de ar ao mínimo esforço realizado, bem como a dificuldade de manter suas habilidades motoras”, fala o coordenador.

As atividades físicas serão realizadas duas vezes por semana com o tempo de até 40 minutos. “Elas acontecerão nos centros esportivos do município e serão supervisionadas por profissionais especializados de educação física que atuam na pasta”.

Triagem
Os pacientes terão acesso ao projeto a partir de levantamento de dados apresentados pelas unidades de saúde e encaminhados para Secretaria de Esporte e Lazer.

“Nele serão determinadas as atividades específicas, objetivos a serem atingidos e plano futuro para alta. Quando receber alta, os indivíduos deverão ser reencaminhados novamente às unidades de saúde e, a partir disso, serem encaminhados aos programas de atividade física”, diz Cipolli.

Para participar do programa as pessoas devem se enquadrar em alguns requisitos, como, por exemplo, ter capacidade de locomover-se livremente, sem auxílio de muletas, cadeiras de rodas ou outros dispositivos.

“Também será preciso apresentar diagnóstico comprovando o contágio pela Covid-19, carta do médico liberando para praticar atividades físicas, descartando a possibilidade de o indivíduo ainda poder estar transmitindo a doença e ser maior de 18 anos”, comentou o coordenador do projeto.

Preenchidos os critérios de inclusão, os interessados devem procurar a Secretaria de Esporte e Lazer, localizada na Rua Cristóvão Colombo, 800, na Vila Paraíso. Mais informações pelo telefone (19) 3811.87 90.

teste
Sair da versão mobile