Após os dois últimos casos de engasgamento que resultaram na morte de duas pessoas em Limeira, o Rápido no Ar buscou um especialista para orientar a população sobre como evitar o engasgamento e, principalmente, como agir para salvar uma vida.
O especialista e coordenador do curso de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), Rafael Neris, destacou que uma manobra simples pode ser decisiva em situações de emergência. Durante a demonstração, ele explicou os procedimentos corretos que devem ser realizados em adultos, gestantes, pessoas com sobrepeso, além de recém-nascidos e bebês.
Segundo Neris, conhecer as técnicas adequadas faz toda a diferença nos primeiros minutos, que são fundamentais até a chegada do socorro especializado, como o SAMU e a Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros.
A demonstração contou com a participação do colaborador Jansley Machado, que auxiliou nas simulações práticas dos atendimentos.
O objetivo do Rápido no Ar é conscientizar a população de que qualquer pessoa pode salvar uma vida, desde que esteja preparada e conheça as técnicas corretas de primeiros socorros.

O APH realizará um curso de Atendimento Pré-Hospitalar na cidade de Varginha, em Minas Gerais, em março de 2026. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 99660-1654.
