Ícone do site Rápido no Ar

Especialista em trânsito alerta para alta de acidentes fatais em Limeira: “Falta direção preventiva”, diz Cordasso

Aumentam as tragédias no trânsito de Limeira, e, para tentar entender o que está acontecendo, o Rápido no Ar conversou com o policial militar e especialista em trânsito Cordasso, que trouxe uma análise técnica e alertou para a urgência de mudanças na conduta dos motoristas e motociclistas da cidade.

O alerta vem após mais um acidente fatal: na madrugada de domingo (28), uma jovem de 19 anos morreu após a motocicleta em que ela estava colidir contra uma árvore na Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva.

Durante a entrevista, Cordasso foi direto:

“Infelizmente, aumentaram de forma significativa os sinistros de trânsito envolvendo motociclistas. O excesso de confiança, a negligência e a imprudência têm feito muitas vítimas.”

Falta de direção preventiva

O especialista ressaltou que a maioria dos acidentes poderia ser evitada com a adoção da chamada direção preventiva, que é a prática de prever possíveis riscos no trânsito e agir de forma segura para evitá-los.

“O motociclista precisa ter cautela redobrada. O corpo é o para-choque da moto. Direção preventiva e defensiva são essenciais para salvar vidas.”

Trânsito urbano de Limeira preocupa

Cordasso também destacou que, mesmo em áreas urbanas — onde os limites de velocidade são mais baixos —, os acidentes têm sido fatais. Segundo ele, o problema vai além da infraestrutura: passa pelo comportamento dos condutores.

“A velocidade incompatível com a via é um dos maiores vilões. Além disso, o uso de celular ao volante e a tentativa de ‘driblar’ lombadas ou sinalizações são práticas muito perigosas”, afirmou.

No caso recente, imagens mostram que o motociclista tentou passar ao lado de uma lombada, perdendo o controle e colidindo contra a árvore. O piloto de 18 anos continua internado em estado gravíssimo.

Mudança de mentalidade

O policial militar acredita que apenas mudando o comportamento dos motoristas será possível reduzir os números de tragédias.

“Nenhuma morte no trânsito é aceitável. Toda infração é uma escolha que pode custar a própria vida ou a de outros.”

Cordasso ainda reforçou que o conceito de “acidente” precisa ser revisto:

“Acidente é algo inevitável. No trânsito, falamos em sinistro, pois há um causador: alguém que agiu com imprudência, imperícia ou negligência.”

Nova campanha educativa

Para reforçar a necessidade de conscientização, o Rápido no Ar anunciou que lançará uma série especial monitorando o comportamento de motoristas e motociclistas em Limeira. A intenção é mostrar, com exemplos reais, o que precisa mudar.

“Não queremos criminalizar ninguém. Queremos salvar vidas”, finalizou Cordasso.

Sair da versão mobile