Ícone do site Rápido no Ar

Especialista dá dicas de como preparar uma lancheira saudável

O mês de fevereiro chegou e, com ele, o retorno das crianças às aulas e a constante preocupação de pais e mães com a lancheira das crianças. É preciso pensar em opções saudáveis e, ao mesmo tempo, atrativas para os pequenos, que saiam da mesmice e combinem alimentos nutritivos, saborosos, saudáveis e de fácil preparo.

De acordo com a gastrônoma da LC Restaurantes, Adriana Pêra, os pais devem dar preferência para frutas, castanhas e, sempre que possível, preparações caseiras, evitando ofertar alimentos industrializados que tenham na composição açúcar, gordura e produtos artificiais, como corantes e aromatizantes, uma vez que o consumo em excesso desses alimentos pode causar alterações nos níveis de colesterol, gastrite, obesidade, diabetes e cárie dentária.

PUBLICIDADE

Para as bebidas do lanche escolar, Adriana recomenda o envio de água de coco, chás gelados, água mineral e, eventualmente, sucos naturais e vitaminas. Mas a especialista alerta que algumas frutas podem estragar rápido ou amolecerem fora da geladeira. “O ideal é ter uma lancheira térmica para poder ter mais segurança e manter melhor a temperatura dos alimentos. Algumas frutas podem estragar rápido ou ficarem amolecidas fora de temperatura de refrigeração, como manga, melancia e abacate. Por isso, os pais devem escolher alimentos mais resistentes, como maçã, pera, gominhos de uva, morango, kiwi e goiaba”, afirma.

Outras dicas de alimentos saudáveis para enviar na lancheira escolar são coco seco (em pedaços), castanhas de caju, castanhas do Pará, frutas secas, pipoca, bolos simples (cenoura, milho, fubá), tomate cereja, ovos de codorna, cenoura baby, palitos de pepino, ramos de brócolis, biscoito de arroz, biscoito de polvilho, milho cozido, pão integral e chips de batata doce.

A gastrônoma preparou uma receita saborosa e saudável para enviar na lancheira dos pequenos. Confira!

Bolinho de mandioquinha
Ingredientes
300 g de mandioquinha ou batata doce
200 g de peito de frango cozido e desfiado
Sal e temperos a gosto (orégano, alho em flocos, pimenta calabresa, coentro, salsinha, manjericão)

Modo de preparo
Cozinhe a mandioca em água e sal até ficar macia. Em outra panela, faça o mesmo com o peito de frango. Processe a mandioca já cozida com o frango e os temperos (salsinha e cebolinha, coentro ou manjericão), até que vire uma massa homogênea. Enrole as bolinhas e disponha em uma assadeira untada. Leve para assar por 25 minutos em forno a 200ºC ou até que estejam douradas.

Sair da versão mobile