Ícone do site Rápido no Ar

Escola de Piracicaba cria óculos que identifica cores e obstáculos para pessoa cegas e concorre em premiação global

Foto: Divulgação

A Samsung acaba de anunciar os 20 projetos semifinalistas do Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa que está em sua 10ª edição no Brasil. Um dos destaques é a ETEC Cel. Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba, que criou o projeto ‘VisualRise’, no qual alunos da 3 ª série do Ensino Médio desenvolveram um óculos voltado às pessoas com deficiência visual, para identificação de obstáculos ao longo de um percurso que pode identificar cores de roupa e possui localização de GPS. Tudo é sinalizado através de vibração ou voz eletrônica.

Nos projetos selecionados para a próxima etapa do programa destacam-se os temas relacionados à sustentabilidade, saúde e educação. Com coordenação geral do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ações Comunitárias), a iniciativa é conhecida por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a criarem soluções inovadoras para demandas reais, usando como base a abordagem “STEM” (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Em 2023 o Solve For Tomorrow voltou a contar com inscrições de todos os estados do país, sendo destaque entre os semifinalistas os estados de São Paulo, Maranhão e Santa Catarina, com cinco, quatro e dois projetos selecionados, respectivamente. Estados como Espírito Santo, Rondônia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Amazonas, Paraíba e Mato Grosso do Sul, bem como o Distrito Federal, estão entre os semifinalistas com um projeto selecionado cada.

Agora, essas equipes terão um cronograma de mentorias para desenvolver seus projetos e aplicar possíveis melhorias, bem como se preparar para a próxima fase do programa, em que 10 equipes serão selecionadas para a final. “O Solve For Tomorrow 2023 já é uma edição histórica para nós. É sempre muito positivo observar o avanço do programa ao longo dessas 10 edições e, mais ainda, quando nos deparamos com projetos tão inteligentes e criativos”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.

“Ao longo desses dez anos, o Solve For Tomorrow Brasil se consolidou como iniciativa que combina premiação e formação em STEM para docentes e estudantes do ensino médio em escolas públicas”, avalia Maria Guillermina Garcia, gerente de programas e projetos do Cenpec. “E é gratificante conhecer e valorizar, mais uma vez, projetos de todo o país que aliam ciência, criatividade e o empenho em apresentar soluções sustentáveis para desafios reais, contribuindo, assim, para o desenvolvimento integral dos estudantes”.

Premiação dos semifinalistas, finalistas e ganhadores

Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 tablet Samsung.

Finalista: 01 (um) tablet Samsung para cada um dos 5 (cinco) alunos das 10 (dez) equipes finalistas.

Finalista: 01 (um) notebook Samsung para cada um dos professores orientadores e, eventualmente, parceiros dos 10 (dez) projetos finalistas.

Vencedores pelo Júri Popular: os 5 (cinco) alunos de cada uma das 3 (três) equipes selecionadas pelo público, e seu respectivo professor orientador e, eventualmente, parceiro, serão contemplados, cada um, com 1 (um) fone de ouvido sem fio da Samsung. As escolas das equipes vencedoras pelo Júri Popular também serão premiadas com 1 (um) projetor da Samsung, além do troféu.

Vencedores Nacionais: cada escola desses projetos será contemplada com 1 (um) projetor da Samsung, além de troféu, placa comemorativa e selo digital. A escola responsável pelo projeto vencedor nacional em 1º lugar receberá também 3 (três) notebooks Samsung.

1º lugar: 1 smartphone Samsung + 1 smart TV Samsung + 1 fone de ouvido sem fio da Samsung para cada aluno da equipe vencedora.

2º lugar: 1 notebook Samsung + 1 smart TV Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

3º lugar: 1 smartwatch Samsung + 1 smart TV Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

teste
Sair da versão mobile