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Escola de Limeira vence prêmio Prêmio Escolas Sustentáveis e vai representar SP em etapa internacional

A unidade de ensino de Limeira concorreu à premiação com outros nove projetos no Prêmio Escolas Mais Sustentáveis. Foto: Divulgação

Dois professores da Escola Estadual Brasil, em Limeira (SP), foram os vencedores da categoria 2 do Prêmio Escolas Sustentáveis com o projeto AquaTerraAlert, um sistema de alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra. Criado pelos docentes Náyra Rafaéla Vido e Vinicius Akira Sugae, o projeto reúne ciência, robótica e educação ambiental, e rendeu à escola o valor de R$ 17,5 mil para investimentos pedagógicos.

A premiação, promovida pela Fundação Santillana, Santillana e Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), teve participação de escolas públicas de todo o país. O projeto de Limeira foi escolhido entre dez finalistas e agora representará o estado de São Paulo na etapa internacional, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de outubro.

A iniciativa premiada nasceu da integração entre disciplinas como ciências, robótica e educação ambiental. O AquaTerraAlert é um protótipo de sistema de alerta que utiliza sensores ultrassônicos e de umidade, além de microcontroladores Arduino, para monitorar áreas de risco e emitir sinais de perigo em tempo real.

Professores Náyra Rafaéla Vido e Vinicius Akira Sugae receberam um prêmio de R$ 17,5 mil para a Escola Estadual Brasil. Foto: Divulgação

O projeto foi desenvolvido em uma escola de ensino integral, com participação direta de 40 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Além deles, toda a comunidade escolar, cerca de 600 estudantes, foi impactada por meio de oficinas, palestras e encontros com representantes da Defesa Civil.

“Percebemos maior conscientização dos alunos e suas famílias sobre o cuidado com o ambiente e a importância dos alertas meteorológicos. Esse trabalho educativo é essencial para mudar hábitos e prevenir tragédias”, explica a professora Náyra.

Com o prêmio de R$ 17,5 mil, os professores destacam que a verba será utilizada para fortalecer o projeto e ampliar sua aplicação dentro da escola. “Esse recurso possibilita a compra de novos equipamentos e materiais pedagógicos, além de melhorar o espaço escolar e garantir a continuidade do trabalho”, afirma a docente.

O reconhecimento também valoriza o trabalho coletivo, destaca Vinicius Akira Sugae, que atua com turmas de ciências e prática de ciências. Ao lado da professora de leitura Maria Cristina Vieira, que também esteve presente na cerimônia de premiação em São Paulo, os educadores comemoram a conquista como um passo importante para o protagonismo estudantil e inovação nas escolas públicas.

A professora Náyra conta que o desenvolvimento de um protótipo envolveu diretamente 40 alunos. Foto: Divulgação

Expansão para fora dos muros da escola

Mesmo funcionando em escala reduzida, com testes em maquetes, o AquaTerraAlert já mostra potencial para aplicação em larga escala. A professora Náyra revelou que pretende apresentar o projeto à prefeitura de Limeira, em busca de apoio técnico e institucional.

“Só há um ponto de monitoramento de enchentes na cidade. Nosso objetivo é ampliar o alcance do sistema, com apoio da Defesa Civil e parcerias públicas, para que ele seja utilizado em áreas reais de risco e contribua diretamente com a prevenção de desastres”, afirma.

Para os idealizadores, o futuro do projeto depende de investimento e articulação com o poder público. A proposta é clara: levar a ciência feita dentro da escola para a vida real, ajudando a salvar vidas e proteger comunidades vulneráveis.

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