Voluntários da área de bem-estar animal resgataram cerca de 80 cães em grave situação de maus-tratos, que estavam em uma casa no bairro Jardim Califórnia, Zona Sul de Ribeirão Preto (SP) no último domingo (13).
A ação foi acompanhada pela Polícia Militar (PM), que conseguiu autorização das moradoras da casa para adentrar o imóvel. Estima-se que, além dos cães, pelo menos 200 animais, entre cães e gatos, tenham ficado na casa. Os resgatados foram levados a uma clínica veterinária e parte foi entregue aos vizinhos que se disponibilizaram a ajudar e cuidar.
De acordo com relatos fornecidos ao G1 por Regina Maria da Silva, que participou do resgate, muitos desses animais já passam pelo processo de adoção após o ocorrido, enquanto outros ainda estão internados e um deve passar por cirurgia.
As imagens feitas pelos voluntários mostram fezes espalhadas dentro e fora da casa, além de animais por todos os cômodos e no quintal. Um dos cães estava morto na piscina abandonada.
Os responsáveis pelo resgate dizem que a proprietária sofre de problemas psicológicos gravíssimos e acreditava estar “fazendo o bem” ao recolher muitos animais.
“Elas foram para cima, tentaram esconder os cães. Tinha cachorro dentro das gavetas, dentro do guarda-roupa. Elas não aceitam que limpem, não aceitam ajuda. Mas elas também precisam de assistência médica, psiquiatras, precisam de socorro”, disse Daniela Bertalo Azevedo, sitiante e voluntária no resgate em entrevista ao G1.
De acordo com a Prefeitura, o caso foi levado ao Comitê de Acumuladores, mas a equipe enviada ao local não constatou acúmulo de objetos. Segundo o Executivo, as moradoras recebem acompanhamento médico particular.
A prefeitura também informa que a Divisão de Bem-Estar Animal realizou uma visita técnica no imóvel e foi constatado que “a casa é espaçosa, com quatro pavimentos, pouquíssimos móveis, entrada de luz natural e boa ventilação”.
Após autorização de uma das proprietárias, as castrações poderão ser iniciadas.
Imagens: Daniela Bertalo Azevedo