Ícone do site Rápido no Ar

Equipe do 10º BAEP apreende mais de R$ 64 mil durante operação do GAECO em Americana

Fotos: Reprodução/10º BAEP

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou na manhã desta quarta-feira (20) a Operação Pitágoras, que tem por objetivo aprofundar investigações em torno de suposta organização criminosa integrada por empresários do ramo de pátios de estacionamento e de guinchos.

Eles estariam envolvidos em conluio para fraudar procedimentos licitatórios voltados à guarda e remoção de veículos apreendidos pelas delegacias seccionais e por outros órgãos públicos, além de outras práticas delitivas. Além de organização criminosa, as investigações tratam da prática de crimes de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça de São José dos Campos (SP), nas cidades de Cruzeiro, São Paulo, Barueri, Osasco, Cotia, São Lourenço da Serra, Santo André, Diadema, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Campinas, São José da Bela Vista, Santa Bárbara D’Oeste, Americana, Itirapina, Regente Feijó, Casa Branca, Onda Verde e Porto Feliz.

Em quatro desses municípios, o GAECO contou com apoio do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), com sede em Piracicaba (SP). Em Americana (SP), na Chácara Letônia a equipe da viatura E-10216  foi atendida  por um homem, de 63 anos, motorista, que encontrava-se de serviço.

Ele franqueou o acesso ao local e telefonou para o gerente que não compareceu. Por isso, os policiais tiveram que arrombar três portas para acesso aos escritórios apreendendo diversos documentos vinculados às empresas alvos de investigações.

Neste local foram apreendidos um notebook Samsung, um outro notebook e quatro HDs externos, dois gravadores de áudio; oito microcassettes com gravações, três celulares, além de R$ 64.725 encontrados numa mesa e em um armário. A busca foi acompanhada por um promotor de Justiça.

Em Casa Branca (SP), onde estava a da viatura E-10214, na presença do promotor de Justiça Frederico Francis Mellone De Camargo, os militares apreenderam quatro celulares, um computador, três HDs,  dois cartões de memória e quatro pacotes de documentos diversos.

Na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, no Residencial Furlan, a equipe da viatura E-10214 apreendeu um celular e documentos de interesse em auto próprio do Ministério Público. Em Itirapina (SP), PMs da viatura E-10209,apreenderam três computadores e dois HDs Externos. Em todos os endereços onde o 10º BAEP esteve, as buscas foram acompanhadas por, no mínimo, um responsável pelo local.

teste
Sair da versão mobile