Ícone do site Rápido no Ar

Equipe da DIG de Piracicaba esclarece crime de estelionato praticado por falso contador

Foto: Mateus Medeiros/Rápido No Ar

Um homem alto, bem vestido, com aparelho celular de alta tecnologia, acima de qualquer suspeita, que se apresentava como contador e pedia dinheiro nos estabelecimentos comerciais. Esse é o perfil de um golpista, descoberto pela equipe do delegado Marcel Willian de Sousa, titular da 1ª DIG/DEIC, de Piracicaba (SP), após conseguir R$ 500,00 de um estabelecimento e tentar pegar dinheiro de outra loja.

De acordo com o delegado, que conversou com a equipe do Rápido No Ar nesta segunda-feira (3), a investigação teve início com informações obtidas através das redes sociais, onde as vítimas relataram os fatos. Essas vítimas divulgaram, até para alertar outros comerciantes, a forma como o criminoso estava agindo.

A partir dessas postagens, a equipe policial iniciou as diligências, entrevistando as vítimas, para entender o modus operandi. Foi apurado que, quando chegava no seu alvo, o golpista, que já ia até sabendo o nome do proprietário, dizia que precisava pagar alguns boletos, mencionava que o dono já estava ciente da situação e pedia o valor.

Na primeira loja, mencionando o nome da proprietária do estabelecimento, e dizendo que estava ciente da situação, ele conseguiu R$ 500,00. Na outra, ele tentou obter a mesma quantia, porém o funcionário desconfiou e entrou em contato com a proprietária, impedindo a consumação do crime. Ao ver que o trabalhador falava ao telefone, ele foi embora.

Inicialmente, de acordo com o delegado, foram identificados dois estabelecimentos comerciais, mas não é descartada a possibilidade de surgirem novas vítimas durante o curso da investigação.

INVESTIGAÇÕES

A partir de agora, de acordo com o delegado, com base nas informações, já que a equipe solicitou as filmagens dos sistemas de monitoramento, realizou pesquisas em fontes abertas e fechadas, identificando o suspeito, que as vítimas e funcionários dos estabelecimentos foram convocados à delegacia, onde foi formalizado o reconhecimento fotográfico, resultando na identificação do indivíduo, foi instaurado inquérito policial para apurar os fatos que serão encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.

O indivíduo, segundo a autoridade policial, possui vasta ficha criminal, inclusive com ocorrências registradas fora do estado de são Paulo. “Ele é conhecido por migrar, praticando crimes em diversos municípios”, disse o delegado.

DENUNCIE

Quem foi vítima deste tipo de golpe, e pelas características acredita ser a mesma pessoa, pode procurar a equipe do Dr. Marcel na sede da DEIC, à Rua Dom Pedro I, número 2231, quase esquina com Avenida Independência.

A unidade atende de segunda à sexta-feira, em horário comercial.

Sair da versão mobile