Ícone do site Rápido no Ar

Enxame de abelhas gera preocupação para moradores da Vila Glória em Limeira

Foto: Veloz/Rápido No Ar

A formação de um enxame de abelhas em uma goiabeira da Rua Consolação, na Vila Glória, em Limeira (SP), tem tirado o sono dos moradores e gerado preocupação. De acordo com o educador ambiental Rafael Fernando Antônio, de 37 anos, que mora nas imediações, a movimentação dos insetos começou essa semana, em uma árvore em frente ao número 146 e tem crescido a cada dia que passa.

O educador pesquisou e descobriu que as abelhas são da espécie europeia e a ferroada, além da dor, pode causar reações alérgicas. Um ataque em massa pode gerar danos sérios à saúde e em casos extremos choque anafilático que provoca a morte.

“Minha preocupação é com as crianças que brincam aqui, com as pessoas que passam por aqui e também com os coletores de lixo. Imagina o tamanho do problema que isso pode gerar”, ressalta ele.

Antônio entrou em contato com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, mas as duas corporações avisaram que não podem fazer a remoção da colmeia.

Foi indicado um apicultor para a remoção e transporte das abelhas, porém, o trabalho tem um custo médio de R$ 250.

“Esperamos que isso seja resolvido, porque não é justo pagar por um problema que é do poder público”, analisa.

As abelhas migram e se organizam para formar uma nova colônia em estações variadas do ano. Elas são importantes para polinização e fertilização das plantas gerando equilíbrio ambiental. A remoção sem os devidos cuidados pode gerar riscos à saúde, com ataques e picadas.

Sair da versão mobile