Ícone do site Rápido no Ar

Entenda a diferença entre o café tradicional e o café especial

Cada vez mais popular no Brasil, o café especial tem conquistado amantes da bebida que querem ter uma experiência diferenciada ao consumir café, isso é, provando blends de grãos especiais com aromas diferenciados. O café especial indica que o produto é feito com grãos de alta qualidade, que passam pela torra de uma forma diferente, pensando em preservar o sabor original do inigualável alimento. Hoje este tipo de café representa apenas 15% do mercado, os 85% ficam com o café tradicional que oferece a qualidade recomendável, seguindo os critérios da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) que certifica os produtos comercializados no país. Para que você entenda bem a diferença entre café especial e café tradicional, separamos algumas informações sobre cada um desses tipos.

Café tradicional
O café tradicional é produzido com grãos arábica e conilon. A espécie de grãos arábica é conhecida por ser rica em sabor e em óleos aromáticos. Já o conilon tem uma qualidade sensorial inferior e isso barateia o produto. A mistura desses dois elementos torna o café menos ácido, com um sabor mais intenso e mais amargo. Presente em 98% das casas dos brasileiros, o café tradicional é vendido principalmente em pó, isso é torrado e moído, e é apreciado principalmente por quem prefere o café forte, já que sua torra é muito acentuada. É preciso prestar atenção, pois no mercado há produtos comercializados como café que não possuem o selo de pureza da Abic, o que pode indicar que o produto mistura grãos de café com milho, soja e outras grãos, levando ao consumidor um produto barato, mas que não é um café original.

Café especial
Como o nome sugere, o café especial é produzido de forma diferente, pensando principalmente em utilizar grãos de alta qualidade. Para ser nomeado como café especial, o produto precisa cumprir com todos os requisitos da classificação. O processo de torra deve ser realizado por profissionais que sabem, através de pesquisas e estudos, o ponto correto da torra para garantir a qualidade sensorial do grão. Esse processo é importante para que o consumidor deguste de um produto com o sabor marcante, porém suave se comparado ao café em pó tradicional. O café especial é um produto diferenciado que chega ao mercado com um valor adicional, dando aos consumidores um produto com a qualidade acima da média, sabor e aroma diferenciados e ainda podem vir acompanhados de outras certificações como o de café orgânico

teste
Sair da versão mobile