Ícone do site Rápido no Ar

Empresas serão informadas de funcionários que participarem de aglomerações em Cordeirópolis

Imagem: Prefeitura de Cordeirópolis

Cordeirópolis (SP) anunciou na tarde desta segunda-feira (22) que deverá comunicar empresas que tiverem funcionários flagrados em aglomerações em seu horário de folga, a fim de colaborar com a conscientização sobre os riscos de se infectar com o novo coronavírus. A medida foi discutida com as grandes empresas da cidade, segundo o prefeito Adinan Ortolan (MDB) informou em entrevista coletiva.
“Nas empresas os trabalhadores seguem as regras, mas existe uma cultura de confraternizar fora do ambiente de trabalho. Um dos fatores [de disseminação do vírus] tem sido essas reuniões em momentos de folga, por isso fomos pedir ajuda na conscientização”, disse Adinan.

O prefeito afirma que a contaminação pelo novo coronavírus tem se ampliado em todo o Brasil. A cidade, que anunciou a compra de 9 respiradores para ampliar o número de leitos, deve intensificar também a fiscalização de aglomerações. “Tivemos uma reunião com todas as equipes de segurança da cidade. Todos os dias teremos várias operações nas próximas três semanas. Serão cerca de 100 pessoas envolvidas, divididas em turnos. Não é mais o momento de conversar somente. Vamos agir, vamos multar quem estiver sem máscara e em aglomerações”, explicou Adinan.
O prefeito de Cordeirópolis esteve entre os presentes em uma reunião de prefeitos com o governador do Estado de São Paulo, João Doria, no último domingo (21). “Fizemos um apelo para que a Polícia Militar seja mais atuante na fiscalização, porque na verdade estamos falhando no processo de fiscalização”, diz Adinan. “A estrutura que temos não é suficiente”, completa o prefeito, que indica a possibilidade de um lockdown.

Adinan afirma que a fase emergencial deverá ser ampliada além do dia 30 de março, já que os números no Estado estariam piores do que antes. “O que vem pela frente não sabemos. Estamos vivendo um momento muito difícil, muito complicado, que exige união e empenho”, diz.

ACOMPANHAMENTO DE DOENTES
Atividades preventivas devem ser ampliadas na cidade de Cordeirópolis. Além da fiscalização a aglomerações e aumento de leitos, a cidade diz que passará a acompanhar pessoas contaminadas com o novo coronavírus. “O acompanhamento será mais próximo, para evitar que o paciente piore, com exames e raio x, até mesmo naqueles com sintomas muito leves”, informou Adinan.

Uma clínica específica para o atendimento desses pacientes deve ser montada. “Sabemos que a situação vai se alongar em algumas semanas. As próximas três semanas devem ser muito difíceis, a mortalidade vai aumentar por falta de leitos. É uma situação desesperadora, de muita preocupação”, lamentou o prefeito.

teste
Sair da versão mobile