Ícone do site Rápido no Ar

Empresários limeirenses estão com dificuldade de acesso ao crédito de socorro

Foto: Reprodução Agência Brasil

A Frente Parlamentar de Ações Preventivas e Impactos Econômicos da Câmara de Limeira (SP) se reuniu nesta semana com o diretor regional de Limeira da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Eduardo Francisco. De acordo com ele, os empresários da cidade estão com dificuldade em ter acesso aos créditos de socorro.

Eduardo Francisco explicou aos vereadores que a dificuldade é, principalmente, pelas exigências estabelecidas pelos bancos para a liberação dos empréstimos. Ele citou que os prazos de carência para pagamento de empréstimos são muito pequenos, e pediu apoio aos vereadores para interceder junto ao Governo Federal para ampliar o prazo de carência e para solicitar que a Caixa Econômica Federal volte a oferecer o cartão de crédito do BNDES para os empresários.

O dirigente disse que é o momento de retomada da economia e de todos darem as mãos. “Temos que deixar claro que o momento é de retomada para as empresas, precisamos contar com a diminuição das burocracias para facilitar os créditos”, reforçou o diretor da Fiesp/Ciesp.

O presidente da Frente Parlamentar, vereador Wagner Barbosa (PTB), reforçou a necessidade da participação de toda a sociedade no diálogo para buscar soluções aos problemas enfrentados durante a pandemia. Segundo ele, a dificuldade no acesso ao crédito é o principal problema no momento. “Existe uma nova forma de financiamento do Governo Federal, com taxas bem reduzidas, o Pronampe [Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte], mas muitos estão tentando o financiamento no banco e não conseguem”, afirmou. E colocou o colegiado à disposição para atender às demandas apresentadas por Eduardo.

Os vereadores deliberaram por encaminhar ofícios à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil para que voltem a disponibilizar o cartão de crédito do BNDES e por elaboração de moções reforçando as medidas adotadas pelo colegiado, além de se colocarem à disposição para repassar os pedidos da Fiesp/Ciesp aos líderes partidários na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a fim de reforçar as demandas das empresas de Limeira.

A Frente Parlamentar de Ações Preventivas e Impactos Econômicos da Covid-19 foi constituída em 28 de maio, por meio do Ato da Mesa Nº 9/2020. O colegiado é integrado pelos vereadores Wagner Barbosa (PTB), presidente; Erika Tank (PL), vice-presidente; Estevão Nogueira (PSC), secretário; e Carolina Pontes (PSDB), Mir do Lanche (PL), Clayton Silva (PTC), Constância Félix (PTB), Helder do Táxi (MDB), Zé da Mix (PSD), Lu Bogo (PL), Nilton Santos (Republicanos) e Dr. Rafael Camargo (MDB), membros.

teste
Sair da versão mobile