Ícone do site Rápido no Ar

Em quatro meses, programa que leva saúde até moradores de rua já realizou 188 atendimentos em Limeira

Foto: Adilson Silveira / Prefeitura de Limeira

O programa Consultório na Rua, que leva atendimento de saúde a moradores de rua em Limeira (SP), já realizou 188 atendimentos desde a sua primeira ação em maio deste ano. O Consultório na Rua tem realizado atendimentos médicos, de enfermagem, de terapia ocupacional e de assistência social todas as terças e quintas-feiras pelas ruas da cidade.

Durante os atendimento, de acordo com a Prefeitura de Limeira, responsável pelo programa, são solicitados exames laboratoriais, exames de imagem, além de feitas prescrições médicas, aplicação de medicamentos, testes rápidos (como de gravidez, HIV, entre outros), encaminhamentos à rede intra e intersetorial, conforme demanda da pessoa atendida. Também, foi feita a vacinação contra a covid-19 e orientações relacionadas ao uso de substâncias psicoativas.

O programa tem percorrido diversos pontos da cidade onde há concentração de pessoas em situação de rua durante as terças e quintas-feiras, no período da manhã e da tarde.

Recentemente, a Prefeitura de Limeira abriu um processo licitatório por meio de pregão para comprar materiais para manter o programa, como tendas, cadeiras, mesas e balança. Porém, as empresas concorrentes deram lances muito acima do valor de mercado dos itens e a sessão de leilão foi dada como fracassada. Ainda assim, a prefeitura garante que o resultado não prejudica os atendimentos.

Em julho, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, comunicou que a cidade estaria também realizando um novo censo da população de rua do município. Na última edição, realizada em 2018, foram identificadas 186 pessoas em situação de rua. Em sua maioria eram homens, em idade produtiva, com pouca escolaridade e desempregados há mais de cinco anos.

teste
Sair da versão mobile