O Pelotão ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou na manhã desta quinta-feira (29) um jabuti vivo, que foi abandonado dentro de um latão de lixo em um posto de combustível, na Avenida Campinas, em Limeira. O animal estava com o casco quebrado e provavelmente teria sido atropelado e jogado no lixo.
De acordo com a GCM, o pelotão Ambiental foi solicitado a comparecer em um posto de combustível, onde funcionários teriam localizado o jabuti no interior de um latão de lixo do estabelecimento.
Com a chegada dos Guardas, Castro Silva e Rosângela, foi constatado tratar-se de um Jabuti-Piranga, uma espécie que vive exclusivamente na terra.
Em uma análise rápida, foi notado que o réptil estava com o casco quebrado, provavelmente devido ao atropelamento.
De acordo com Informações dos GCMs, a espécie é comum nas matas brasileiras e frequentemente são criados como animais de estimação.
O animal foi encaminhado para o Zoológico Municipal de Limeira onde passou por uma avaliação com os biólogos. O casco quebrado será revestido por um tipo de resina e ficará em observação.
Ainda de acordo com a GCM, devido ao desmatamento e o crescimento da cidade, diariamente o Pelotão Ambiental é solicitado para fazer resgate de animais silvestres que aparecem em residências em busca de alimentos, muitos deles são devolvidos ao seu habitat natural, outros são encaminhados ao zoológico e readaptados para serem devolvidos a natureza.
Imagens: Wagner Morente / GCM – Comunicação