Ícone do site Rápido no Ar

Em Limeira, Catedral Nossa Senhora das Dores recebe plantio de mudas com novos ‘Espaços Árvore’

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou na manhã de hoje (6) o plantio de quatro mudas de Ipê Roxo de Bola (Handroanthus impetiginosus). A ação atende às orientações de criar mais “Espaços Árvore” na área central, que compreende as obras da praça Luciano Esteves, realizadas pela Catedral Nossa Senhora das Dores, e priorizam a implantação de árvores entre as vagas de estacionamento de veículos, que é um padrão de canteiro estabelecido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado. O objetivo é garantir uma área para o crescimento pleno das árvores, obedecendo os parâmetros de mobilidade nas calçadas.

Neste local em específico, a cada duas vagas para veículos, uma árvore foi plantada, oferecendo os benefícios paisagísticos e ambientais de arborização à região central. As árvores saudáveis foram mantidas e todas as demais, vistoriadas. As plantas removidas foram devidamente licenciadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, com justificativas técnicas.

PUBLICIDADE

[sg_popup id=”8″ event=”onload”][/sg_popup]
O secretário Paulo Trigo informou que durante o trabalho de marcação das novas vagas de estacionamento, verificou-se que o local tinha potencial para abrigar novas espécies. “Além de compensarmos a Sibipiruna – removida por apresentar alto risco de queda – criamos mais quatro “Espaços Árvore” entre as novas vagas de estacionamento. Essa medida está em sintonia com o novo modelo de arborização do município, que prevê a integração entre o meio ambiente e as estruturas urbanas”, disse.

OBRAS
A Catedral Nossa Senhora das Dores realiza obras nas ruas laterais da Praça Luciano Esteves. A ação teve início pela Rua Alferes Franco e em seguida será a vez da Rua Santa Cruz. Os carros ficarão a 45 graus da calçada, no mesmo formato das laterais da Praça Toledo Barros. Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas. Será feito corte na praça e, com isso, as ruas ficarão mais largas, com uma faixa a mais para o trânsito.

O projeto, desenvolvido pela igreja, foi discutido e aprovado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. A pasta irá colaborar com a interdição das vagas de estacionamento. Não haverá prejuízo para o fluxo de veículos.

Sair da versão mobile