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Em Limeira, árvores do Parque Cidade recebem placas de identificação; alunos acompanham atividade

Os alunos do 4º ano do ensino fundamental da Emeief Professora Egle Maria Ciarrochi conheceram o Parque Cidade de Limeira de um jeito diferente, em atividade realizada na manhã de ontem (11) pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a Secretaria de Educação. Uma novidade vai permitir estender esse aprendizado a todos os usuários. Estão sendo instaladas placas indicativas com informações sobre as árvores, como nome popular, nome científico e principais características. A ação integra as atividades do Programa Escola Verde Azul. No total, serão 136 placas, sendo que 62 delas terão homenagens a escolas que participam de forma contínua do projeto.

O prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), esteve na ação e aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da arborização com as crianças. Ele ainda enfatizou que uma árvore é uma vida. “Por isso, o buraco que fazemos na terra para receber a muda é chamado de berço”, falou. Ele parabenizou o trabalho em parceria entre as secretarias, e salientou que por meio da educação é possível transformar as pessoas e fazer do mundo um lugar melhor. O diretor de Educação ambiental, Augusto Schiavetto, destacou que a intenção da iniciativa foi de promover o lazer contemplativo, que também é um meio de formação de conhecimento. “Os usuários do parque poderão aprender sobre questões ambientais no seu momento de lazer. É, ainda, uma forma de valorizar esse importante patrimônio do nosso município.”

O aluno Luís Fernando Ribeiro, de 9 anos, conta que já esteve no parque com a família, mas que ainda não sabia nada sobre as árvores que ficam no local. Ele acompanhou com bastante atenção a apresentação da fiscal ambiental Loide Batista, que mostrou a diversidade de espécies e contou curiosidades. “É muito legal aprender coisas novas”, falou Luís Fernando. O secretário interino de Meio Ambiente, Rogério Mesquita, afirma que a pasta preza muito pela educação ambiental. “As placas serão ferramentas para que os usuários do parque conheçam a flora brasileira. Quem conhece, preserva”, frisa.

As alunas Bianca Takahashi Melo, 9, e Gabriela Arissa Awoke, 10, afirmam que vão fazer a sua parte. “É sempre bom plantar árvores, elas são boas para o ser humano, purificam o nosso ar”, diz Gabriela. Elas falaram que gostaram da atividade e que aprenderam muitas coisas. “É mais legal, a gente aprende melhor vendo de perto”, opina Bianca. A coordenadora Kátia Citelli Garcia ressalta que a atividade será importante para complementar o conteúdo ensinado em sala de aula. “As crianças podem assimilar melhor quando vêem de perto a aplicação do conteúdo. Por outro lado, a atividade poderá subsidiar a professora para os próximos conteúdos.”

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