Ícone do site Rápido no Ar

Em Limeira, 49 novos casos de câncer de próstata já foram descobertos em 2021

Foto: Freepik

O câncer de próstata, se detectado precocemente, tem 90% de chance de cura, segundo especialistas do COL (Centro de Oncologia de Limeira). Segundo o COL, em 2020 foram realizados 826 atendimentos relacionados ao câncer de próstata. Além disso, 57 novos casos foram descobertos ao longo do ano, dando início ao tratamento em busca da cura.

Em 2021, até outubro, já foram realizados 701 atendimentos e descobertos 49 novos casos. Ao longo de todo o mês de novembro, a campanha Novembro Azul promove a conscientização sobre a necessidade de um acompanhamento periódico da saúde masculina, a fim de diagnosticar a doença ainda no início.

PUBLICIDADE

O urologista Antônio Corrêa Lopes Neto aponta que, de acordo com estatísticas, 1 em cada 6 homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. Dessa maneira, ele indica que se realize consultas preventivas a partir dos 40 anos de idade, principalmente quando há histórico familiar da doença (como no caso de pai ou irmãos).

“Esta avaliação ainda é encarada com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal), fundamental a fim de detectar a presença de nódulos e anormalidades na glândula. Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente”, aponta o médico.

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) aponta que em 2020 cerca de 66 mil novos casos foram detectados no Brasil, o que corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. Além disso, dados de 2019 apontam que houve quase 16 mil mortes no país.

Em Limeira, durante a campanha Novembro Azul, homens acima de 50 anos ou entre 45 a 50 anos com histórico familiar em parentes de primeiro grau com a doença poderão fazer o exame do PSA (Antígeno Prostático Específico) direto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Laboratório Municipal de Limeira. A coleta será disponibilizada 7h às 9h. Para tanto, é necessário apresentar RG e Cartão SUS, além de seguir rigorosamente as instruções de preparo. Saiba mais aqui.

PREVENÇÃO
Além da idade, outros fatores têm sido relacionados ao surgimento do câncer de próstata. A população com antecedentes familiares da doença, pele negra e obesidade têm uma maior probabilidade de desenvolver esta doença. Aliados a esses fatores, também constam hábitos alimentares pouco saudáveis.

“Uma alimentação rica em gordura animal, carnes e embutidos pode causar sérios problemas de saúde e predispor o desenvolvimento de câncer de próstata. Sendo assim, controlar o peso e a alimentação, preocupando-se sempre em inserir vegetais como brócolis, frutas e tomate na dieta, podem ajudar na proteção contra este tipo de câncer”, esclarece o urologista.

Fonte: INCA
Sair da versão mobile