Ícone do site Rápido no Ar

Em defesa da educação financeira, presidente da Câmara visita escolas públicas de Limeira

Foto: Divulgação / Câmara de Limeira

Dialogar com a comunidade escolar sobre a importância do acesso dos alunos a conteúdos mínimos da educação financeira. Esse é o objetivo de uma série de visitas realizadas pelo presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD). Até o momento, foram seis este ano. Nesta sexta-feira, 16 de junho, o parlamentar esteve no bairro Jardim do Lago, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Padre Maurício Sebastião Ferreira.

Durante a visita, Everton Ferreira entregou à instituição exemplares de cartilha sobre educação financeira elaborada pela Escola Legislativa Paulo Freire. O presidente também dialogou sobre a Lei Nº 6.591/2021, que assegura a aplicação da matéria de forma interdisciplinar e transversal. A norma é de autoria dele e foi aprovada por todos os demais vereadores.

ADVERTISEMENT

Na Emeief Padre Maurício, o presidente do Legislativo limeirense foi recebido pelo diretor Fabio Donizete e pelas vice-diretoras, Evelin Padovan e Vanessa Sala. Também participou o secretário de Administração e Finanças da Câmara, Silvio Britto.

Projeto de vida

O tema projeto de vida foi abordado pelo diretor Fábio, que defendeu o quanto é importante para os alunos a escola poder proporcionar um espaço onde cada um desenhe seus objetivos não só no presente, mas no futuro. Ele comentou que o trabalho desenvolvido por meio da educação deve permitir que a criança ou o adolescente desenvolva um olhar sobre sua trajetória, suas pretensões. Isso sempre considerando os múltiplos contextos sociais e a particularidade de cada fase da vida, conforme Donizete, que atua na unidade desde outubro de 2022.

O vereador Everton sinalizou que essa abordagem converge com os objetivos da educação financeira, uma vez que por meio do tema pode ser tratado o que é prioridade e a identificação do valor a partir da distribuição de valores no tempo. Ele descreveu que o programa instituído pelo poder público prevê que os estudantes não apenas reflitam acerca de conceitos elementares de educação financeira, mas desenvolvam habilidades como organização e planejamento futuro.

O presidente da Câmara se colocou à disposição da escola para realizar a palestra “Escolhas temporais”, destinada à comunidade escolar, de forma gratuita. “Na palestra, abordo a educação financeira do modo que apliquei à minha própria vida”, comentou Everton Ferreira. Ele relatou que a experiência de vida o motivou a levar o tema para ser debatido nas escolas. O vereador descreveu que, apesar do contexto familiar em que viveu, da infância humilde, sem recursos financeiros; reconhece que a educação possibilitou uma compreensão de como ser protagonista da própria história.

Emeief Padre Maurício         

A escola possui atualmente, 590 alunos, contando com os matriculados na creche (120), com idades entre 1,5 a dez anos. A equipe de gestão da Emeief citou que a turma do 2º ano participa do projeto Mercadinho. Nele, 75 crianças aprendem, a partir de simulação, sobre a responsabilidade de fazer a lição de casa e acumular valor para troca por material de papelaria. O desenvolvimento de competências e habilidades de educação financeira também é trabalhado com turmas do 5º ano, por meio do projeto Aprender Valor.

Visitas

O parlamentar destacou que à frente do Legislativo tem buscado intermediar parcerias entre o poder público e instituições voluntárias para promoção da educação financeira nas escolas públicas municipais de Limeira, incluindo a capacitação de professores. Entre as unidades visitadas este ano pelo presidente da Câmara estão o Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ceief) Governador Mário Covas e o Ceief Arlindo de Salvo, a Emeief Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, Emeief Waldemar Lucato e Emeief Martin Lutero.

Sair da versão mobile