Manutenções e obras em escolas de Limeira estão programadas para 2022, ano em que também deve ser realizado concurso para preenchimento de vagas de professores, professores substitutos e funcionários de apoio, como auxiliares e monitores. Os planos foram detalhados pelo secretário da Educação, André Luís De Francesco, em entrevista ao Rápido no Ar na última quarta-feira (1º).
O secretário explicou que há diferentes modalidades de destinação de verba às escolas, num repasse direto no caso de pequenas manutenções. Já as obras de maior complexidade, que exigem projeto e alocamento orçamentário, demandam maior tempo de planejamento.
Ele reiterou, na entrevista, que o repasse de R$ 5,5 milhões retirados do orçamento da pasta para o subsídio do transporte público, em projeto de lei da prefeitura aprovado pela maioria dos vereadores na última segunda-feira (29), trata-se de um superávit, ou seja, uma sobra nos recursos que não deve interferir em projetos e compromissos já empenhados. Sobre a eventual aplicação do recurso nas necessidades estruturais das escolas, o secretário justificou que projetos mais abrangentes demandariam mais tempo, que não seria hábil para uso do recurso neste ano.
CONCURSO
Questionado sobre o investimento no funcionalismo, o secretário afirmou que em 2022 deve ser negociado o dissídio dos professores, justificando que o poder público ficou impossibilitado de fazer correções neste ano devido à lei federal que congelou as correções durante a pandemia.
Também afirmou que no próximo ano devem ser realizados processos seletivos para a contratação de professores substitutos e concurso tanto para professores quanto profissionais de apoio. No entanto, ainda não há projeção exata de cargos e vagas, já que a demanda está sendo levantada na prefeitura como um todo.