Evitar o uso de celular ao volante, utilizar o cinto de segurança e a faixa de pedestres, e instruções sobre semáforos e primeiros socorros. Esses são alguns dos assuntos trabalhos com 39 alunos do 4º e 5º anos da Emeief Tenente Aviador Ary Gomes Castro, no Bairro do Tatu. Eles receberam as equipes de Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para quatro dias de palestras sobre diversos assuntos. O encerramento foi nesta quinta-feira (4), e os alunos foram certificados pela participação.
A chefe do Setor de Fiscalização e educadora do trânsito, Vanessa Muniz, explica que, entre os temas abordados pelas palestras, também está o trabalho dos agentes de trânsito e o respeito com os profissionais. “O objetivo de trabalhar temas como esses com as crianças é torná-las multiplicadoras do nosso trabalho e o que abordamos nas palestras”, afirma. Segundo ela, dessa forma, os alunos contribuem com o trabalho dos agentes de trânsito e orientam os pais e outras pessoas sobre o respeito às normas de trânsito.
Os enfermeiros do Samu também ministraram palestras sobre primeiros socorros, desmaios e convulsão, e sobre os tipos de ambulância. Além disso, a enfermeira do Samu, Fernanda Cantão, falou sobre a importância de usar o serviço corretamente, principalmente para evitar trotes. Segundo ela, desde que o trabalho de conscientização nas escolas começou, os trotes caíram pela metade. Fernanda também apresentou o aplicativo “192 Smart”, que facilita o contato com o Samu. Além da palestra, cartilhas e materiais de conscientização foram entregues aos alunos.
“O que eu mais gostei de aprender foi sobre o Samu, que foi uma novidade pra mim.” A afirmação é da aluna do 4º ano, Nicole Correa Rodrigues, 9. O que mais a interessou foi a palestra sobre primeiros socorros e outra dentro do ônibus. “Foi bem legal.” João Pedro Martins, 10, do 5º ano, também gostou da palestra sobre o Samu. “Foi bastante interessante. As informações sobre primeiros socorros vou levar para a vida toda”, conta. Ele disse que foi importante conhecer mais sobre o trânsito para levar para as outras pessoas e ser um pedestre e futuro motoristas mais consciente. Os dois disseram que estão orgulhosos por se tornarem agentes mirins de trânsito.
Na semana que vem, de 8 a 11 de abril, outra escola receberá palestras de trânsito e primeiro socorros: a Emeief Rural Bairro dos Lopes.
OUTRAS AÇÕES
Além das palestras em escolas, de 15 a 30 de abril, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizará uma campanha de conscientização em deliverys da cidade sobre o respeito ao trânsito pelos motociclistas. “Trabalharemos, ainda neste mês, com uma campanha online sobre o uso do celular ao volante. Serão distribuídos cartazes para colocar dentro dos ônibus”, explica Vanessa. Segundo ela, também serão feitas palestras em CFCs com orientações de trânsito.