Ícone do site Rápido no Ar

Educação apresenta novo cardápio da merenda; produção será de 64 mil refeições diárias em Limeira

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

Um time de merendeiras das escolas da Prefeitura de Limeira encarregou-se de uma missão especial nesta sexta-feira (3). Reunidas na cozinha do CI Stella Regina Furlan, elas prepararam uma mostra dos alimentos que serão oferecidos aos 23 mil alunos da rede, a partir da próxima segunda-feira (6). O prefeito Mario Botion, a vice-prefeita, Erika Tank, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, e os vereadores Isabelly Carvalho, Mariana Calsa, Marco Antônio Xavier, Elias Barbosa, Waguinho da Santa Luzia e João Antunes Bano estiveram na escola para conferir a qualidade do cardápio. No local, eles foram recebidos pelo secretário da pasta, André De Francesco, e pela diretora da unidade, Carolina Lopes.

Botion destacou a importância de apresentar a merenda escolar, em especial aos vereadores, considerando-se as dimensões do que é produzido pela rede municipal. São 64 mil refeições diárias. “É uma oportunidade de conhecer o cardápio, a diversificação dos alimentos e a qualidade das refeições que serviremos ao longo do ano”, destacou. O prefeito ressaltou ainda que o cardápio é cuidadosamente elaborado pelas nutricionistas da prefeitura, visando atender às necessidades dos alunos, de acordo com cada faixa etária. “É um cuidado que temos com as nossas crianças, para que elas possam se desenvolver e aprender adequadamente”, comentou Botion.

NOVIDADES

A chefe do serviço de Nutrição da prefeitura, Renata Chinelatto de Campos, observou que o cardápio deste ano apresenta novidades, de acordo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério da Educação (MEC). A merenda foi incrementada com iogurte adoçado com mel, pão de queijo, biscoitos sem lactose, pão sírio com recheio de frango, torta de ricota, macarrão com vegetais, pão integral com grãos variados, entre outros. “Há também opções para crianças intolerantes ao glúten e à lactose”, disse. Em vigor desde 2021, o Pnae prevê o aumento do consumo de frutas “in natura”, verduras e legumes, e por outro lado, impõe restrições aos chamados alimentos ultraprocessados e com adição de açúcar.

Francesco enfatizou que nutricionistas e fornecedores estão buscando melhorias contínuas e que estejam em sintonia com o novo regramento do MEC. “Além de alimentos mais saudáveis, temos sempre a preocupação de elaborar um cardápio que seja bem aceito pelas crianças”, afirmou.

QUALIDADE

Erika Tank, por sua vez, falou sobre a relação entre a alimentação escolar de qualidade e o aprendizado. “Criança bem alimentada é criança apta a aprender e é isso que a administração do prefeito Mario Botion tem buscado”, ressaltou.

As autoridades presentes experimentaram pratos variados, como frango xadrez, macarrão de vegetais ao sugo, macarrão integral à bolonhesa, bife acebolado, moqueca de peixe, filé de tilápia empanado, saladas e frutas variadas. “A Câmara Municipal tem uma comissão específica para acompanhar a Educação de Limeira”, frisou Everton Ferreira. “Provar a alimentação que será servida às crianças é uma ação de altíssima relevância”, finalizou.

teste
Sair da versão mobile