Ícone do site Rápido no Ar

E quando temos todas as respostas, vem a vida e muda as perguntas…

Durante os últimos dias, peguei-me refletindo na frase-título dessa coluna, isto é, vivemos em busca de termos nossas certezas, de estarmos em nossa ‘zona de segurança’ ou de zona de conforto, pois isto nos deixa tranquilos e seguros.

Por isso talvez, sejamos tão ansiosos e imediatistas. Quem nunca reparou em uma amiga ou amigo, que começa a se relacionar com uma pessoa legal e quando as coisas começam a caminhar bem com o casal, surge uma ansiedade por uma ‘definição’. “Vai dar certo?” Ou “Estamos juntos, mas namorando ou ficando?”, são perguntas que frequentemente ouvimos nestes casos. Muitas vezes esta ‘pressa’ por achar o nome certo, estar seguro, naquela zona confortável causa até discórdia e desentendimentos, o que antes era perfeito, passa a ser tenso.

PUBLICIDADE

Casos semelhantes são o das pessoas que estão em uma empresa há anos e não almejam nada mais do que aposentar-se nela. Dão seu melhor sempre e pronto. Fazem tudo igualzinho, afinal, ‘em time que está ganhando não se mexe’.

Mexe meus caros, mexe sim. Somos seres em constante movimento, o tempo todo mudamos e as pessoas ao nosso redor mudam também! Isso faz com que a teoria do “Não mexa no time Campeão” perca um pouco do sentido. O time é bom, mas o adversário muda a estratégia, ataca diferente, defende melhor, troca um jogador e me força a mexer no time e na estratégia.

Assim é a vida! Estamos bem seguros aqui e agora, certos de que tudo será da forma como planejamos, como gostamos e como estamos vivendo e eis que surge uma proposta nova de emprego, surge um problema de saúde, surge uma pessoa nova, o gerente muda e assim por diante.

Como diria Lenine “O mundo vai girando cada vez mais veloz, a gente espera do mundo e o mundo espera de nós, um pouco mais de paciência…”, sim, esse movimento constante e veloz do mundo pede que sejamos pacientes, para que consigamos olhar às mudanças de forma suave e nos adaptarmos a elas sem afobação e sem desespero.

Entre as mudanças e peças que a vida nos apresenta e prega, existe um tempo de calmaria, um tempo de tranquilidade, este é o tempo de nosso plantio, de nosso investimento em nós mesmos (cuide de sua saúde física e mental, cuide de sua alma, de seu corpo, invista tempo com sua família, amigos queridos, leia, divirta-se), invista em sua carreira (faça cursos, trace metas, busque novas maneiras de atuar em seu local de trabalho), economize algum dinheiro para emergências, curta a calmaria, mas faça como as formigas: faça estoque, esteja preparado para tempos de mudança, que nem sempre são fáceis, não porque mudanças são ruins, mas porque mudam o que já estava programado, mudam o que já vivíamos e nos obriga a nos mexer, a mudar.

Sabiamente John F. Kennedy pontuou que “A mudança é a lei da vida. Aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente serão esquecidos no futuro.”, isto porque serão engolidos por este movimento constante da vida, se perderão muitas vezes, não acompanharão tudo.

Portanto, viva intensamente seu presente, atento ao movimento ao seu redor, sabendo que a qualquer momento as coisas mudam e tendo a certeza que você consegue se adaptar e fazer desta mudança uma nova realidade.

Sair da versão mobile