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É possível empreender com pouco dinheiro?

Trabalhar com o próprio negócio é o desejo de cada vez mais brasileiros. No entanto, a maioria das pessoas acredita que para empreender é preciso um grande aporte financeiro. Mas esse nem sempre é o caso. Dependendo do setor escolhido e, principalmente, das estratégias de marketing e negócios selecionadas, é possível começar com pouco. Além de elaborar estratégias eficientes, o empreendedor também precisa contar com algumas características em si: ousadia, criatividade e proatividade são essenciais para todos que buscam ser donos do próprio negócio.

Reduzindo os custos
Para empreender com pouco dinheiro, é necessário equilibrar muito bem as contas. “É preciso acompanhar os números de perto, e com frequência”, destaca Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi (https://www.LojaGraficaEskenazi.com.br/), que atua no mercado há 60 anos. “Quanto mais monitoramento, mais simples é identificar problemas e criar soluções de maneira dinâmica. Se o acompanhamento não é feito, pode ser que o empreendedor passe muito mais tempo perdendo dinheiro com ações não efetivas”, completa.
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Alguns exemplos de como reduzir o investimento necessário para começar a empreender, segundo o empresário:
” Comece com negócios baseados na web. Eles não exigem custos com aluguel, reformas e decoração;
” Trabalhar com produtos digitais, como e-books e software, elimina custos de estoque e envio;
” O sistema de vendas diretas, como em produtos por catálogos também costuma a ser mais barato;
” Escolha as ações de marketing certas. Não é preciso investir rios de dinheiro para que o marketing seja efetivo. Para começar, anúncios no Google ou Facebook, cartões de visita e flyers são o suficiente;

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Calculando o investimento

Antes de começar a empreender, é preciso saber com detalhes quanto capital está disponível, quanto será gasto e qual será o retorno É importante que o empreendedor não deixe de considerar que precisará de capital de giro e que o retorno pode demorar algum tempo para alcançar os valores projetados.

“Para não ser pego de surpresa, é interessante verificar em sites como o SEBRAE ou revistas especializadas em negócios o quanto precisa ser investido no tipo de negócio escolhido”, constata Eskenazi. Segundo ele, esses locais também explicam sobre as possibilidades de retorno e o que o empreendedor pode esperar do modelo de negócio. Esse tipo de informação é extremamente valiosa para a fase mais importante de empreender, o planejamento.

Garantindo a receita
Para manter a saúde financeira de qualquer tipo de negócio, é preciso captar e fidelizar clientes. Contar com clientes que sempre voltam é normalmente o fator responsável por manter os negócios no azul, mesmo em tempos de crise. Para fidelizar, é preciso pensar na divulgação valores da marca, no seu fortalecimento com o público e em tornar a experiência do cliente única e agradável. Algumas estratégias muito usadas incluem:

” Seleção de um nicho de mercado específico;
” Elaboração de programas de vantagens com cartão fidelidade e promoções para clientes frequentes;
” Divulgação dos valores da empresa através de informativos e outras comunicações visuais;
” Reforço da identidade na decoração da loja ou design do site;
” Campanhas de estreitamento de relações com o cliente através de e-mails, redes sociais e até mesmo cartas e bilhetes incluídos no envio de produtos.

Ideias de negócios que exigem baixo investimento inicial

Não faltam exemplos de negócios que não exigem um investimento inicial muito alto. Com criatividade, é possível encontrar nichos não explorados ou aproveitar as maiores tendências de negócios para 2018. A seguir, alguns exemplos de empreendimentos de baixo investimento:

” Venda de bolos e doces;
” Comida artesanal;
” Aulas particulares;
” Cuidadores de animais;
” Sabonetes e óleos artesanais;
” Cuidador de idosos;
” Reparo de móveis;
” Reparo de bicicleta;
” Limpeza de estofados ou quintais;
” Planejador de eventos;
” Fotógrafo de pets;
” Lavanderia com entrega à domicílio;
” Lojas online;
” Produtos virtuais;
” Redes de conexão de profissionais liberais com clientes;
” Serviço de consertos domésticos;
” Costura e conserto de roupas.

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