“Então é Natal, e o que você fez? O ano termina e nasce outra vez (…) Do velho e do novo, do amor como um todo, então bom Natal e um ano novo também, que seja feliz quem souber o que é o bem (…)” Simone
Chegamos oficialmente à reta final deste ano longo e duro, é chegado o Natal! O Natal, em geral, é marcado por união, por confraternização, por acolhida, perdão, reconciliação, por amor.
Não por acaso escolhi iniciar esta coluna com o trecho da canção da Simone, escolhi tal trecho para que possamos pensar no que fizemos durante o ano, nossas ações, quanto amor distribuímos, quanto perdão dispensamos a quem nos feriu, quanta ajuda demos a quem nos procurou, quanta ajuda recebemos de onde não pensávamos que esta viesse…
Este ano foi o ano que fisicamente nos distanciamos fisicamente uns dos outros, mas emocionalmente tivemos a chance de nos conectarmos uns aos outros de outras formas, mas não menos completa.
É tempo de um exame de consciência! Quanto bem semeamos? Quanto amor dispensamos aos demais? Fizemos muita fofoca? Magoamos as pessoas? Quantas pessoas puderam contar com nossa empatia, nossa neutralidade, nossa ausência de julgamentos?
A partir de nossas respostas, pensemos e repensemos nossas ações, nossos comportamentos, nossos conceitos e valores.
Que neste Natal possamos celebrar o amor, que possamos perdoar a quem nos feriu, que possamos pedir perdão sincero a quem magoamos e ferimos, que possamos passar por esta data tão especial semeando o que há de melhor em nós.
Ainda há tempo para tudo isso e há tempo para praticarmos o bem a quem precisa mais do que nós. Que possamos descobrir a quem ajudar neste momento tão sublime e que possamos finalizar um ano muito mais maduros, muito mais cuidadosos e caridosos que antes.
A cada um de vocês, fica aqui meus votos de um Feliz Natal, repleto de amor, paz, união, sinceridade.
“We wish you a merry Christmas, we wish you a merry Christmas, we wish you a merry Christmas and a happy new year, good tidings we bring to you and your kin, we wish you a merry Christmas and a happy new year (…)”Love to Sing