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Dificuldade de focar a atenção: mais comum a cada dia que passa

Foto: Andrea Piacquadio / Pexels

Há algum tempo notamos um aumento das dificuldades relacionadas a atenção, crianças apresentam dificuldades para se atentarem à escola, de pararem para estudar e assistir televisão em casa. Não somente as crianças têm vivenciado dificuldades, mas adolescentes e muitos adultos também.

Isso também se dá por termos todos aumentado nosso olhar às dificuldades relacionadas a atenção. Com o passar do tempo, os estudos nesta área têm aumentado muito e a importância de cuidarmos da atenção de nossas crianças e de nossos adolescentes.

Crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade enfrentam grandes desafios durante o processo de aprendizagem. As dificuldades de atenção são marcadas por desatenção, inquietação e impulsividade.

Não são raras as vezes em que o portador de déficit de atenção, seja ele criança ou adulto, é visto apenas como uma pessoa distraída, que vive com a cabeça “no mundo da lua”, e não presta atenção à sua volta por mero descuido.

Apesar de o DDA apresentar essa característica da falta de foco e distração, suas causas e, principalmente, suas consequências são bem mais graves.

Devemos estar atentos a quatro sinais que podem indicar uma dificuldade (ou déficit) de atenção. São elas:
1. Desempenho escolar ruim;

2. Desatenção: criança se distrai facilmente. Assim que um novo brinquedo aparece, há uma atividade diferente ou um barulho alto, a atenção desaparece. Para de ouvir qualquer pessoa e ocupa a cabeça com outras coisas. Portanto, a desatenção também pode ocorrer ao fazer tarefas escolares ou completar tarefas domésticas simples.

3. Dificuldade de compreender instruções: uma criança com déficit de atenção não segue as instruções para completar ou realizar tarefas, não porque seja preguiçosa ou relutante, mas porque não consegue entender tudo o que está sendo dito;

4. Ansiedade: a ansiedade é passageira, porém, a criança não consegue se acalmar. Se fazem perguntas, respondem antes de qualquer outra pessoa, pois não aguentam esperar a sua vez e nem realizar atividades escolares com calma.

Pesquisas mostram que existem maneiras de realizar algumas atividades em crianças para que possam direcionar seus impulsos de forma saudável e muito benéfica.

O passo mais importante para saber como lidar com o Déficit de Atenção é a intervenção precoce, ou seja, quanto antes procurar o tratamento, melhor.

Especialistas da área acreditam que outra maneira de agir com o Déficit de Atenção é por meio de atividades organizadas e supervisionadas por adultos, como alguns exercícios físicos. Eles geralmente contam com a presença de outras crianças, o que ajuda nas interações sociais.

O diagnóstico do neuropediatra é fundamental, para completar o conhecimento acerca da criança e de suas dificuldades, além do tratamento medicamentoso ser ou não sugerido para a mesma.

A psicoterapia também é essencial para o tratamento do Déficit de Atenção. Alguns estudos apontam que os métodos cognitivo-comportamentais mostraram significativos resultados. Ele se concentra na mudança de comportamentos, inserindo hábitos mais saudáveis na vida diária dos pacientes. Então, as crianças conseguem enfrentar as dificuldades causadas pelo transtorno.

A presença dos pais é fundamental. Sua responsabilidade é apoiar a criança durante todo o processo de tratamento, inclusive quando ela coloca os ensinamentos do tratamento em prática.

É importante que todos estejamos atentos às crianças e aos adolescentes, sua atenção e suas dificuldades no que tange à ela, além disso direcionarmos o diagnóstico correto e completo garante que esta poderá ter o tratamento e intervenção necessários e adequados.

Encerro com um convite a reflexão: “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.” Sêneca

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