Ícone do site Rápido no Ar

Dia do Tomate: versátil, fruta oferece diversos benefícios para a saúde

Na próxima quinta-feira (1º), é celebrado o Dia do Tomate, um dos alimentos mais versáteis e consumidos pelos brasileiros. Ter um dia próprio tem uma razão: historicamente, a data marca o início da alta safra da fruta, usada para preparar diversos pratos na cozinha, tanto salgados, quanto doces. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cada brasileiro consome, em média, 4,2 quilos de tomate por ano.

Com poucas calorias, o tomate proporciona inúmeros benefícios à saúde. “A iguaria é rica em licopeno, potente antioxidante que auxilia contra doenças inflamatórias e envelhecimento da pele; vitamina A e C que auxiliam na visão e o cálcio, que é um aliado valioso contra a osteoporose. Nada melhor que um belo molho de tomate para combater os radicais livres e diminuir a pressão arterial”, destaca a nutricionista do Covabra Supermercados, Juliana Porto.

É possível encontrar tomates de todos os gostos e tamanhos, cada tipo com uma peculiaridade diferente. “No Covabra temos uma diversidade de tomates e cada um é indicado para uma ocasião. O tomate Carmem é bom para o preparo de salada, o Italiano tem sabor acentuado e é ideal para molhos e o Grape, preferido dos consumidores, oferece frescor e consistência, podendo ser consumido como petisco, e é ótimo para o lanche da escola”, explica o gerente de compras do setor de frutas, legumes e verduras, Jean Felipe Chioratto de Oliveira.

O Covabra tem, ainda, outras opções em suas gôndolas. O tomate Débora, que é levemente adocicado e um dos mais indicados para o dia a dia, o Holandês, saboroso quando assado por ser mais adocicado, e o tipo Coquetel, delicioso para pratos quentes por ter sabor adocicado e baixa acidez. “Tivemos, em 2023, um aumento de 30% nas vendas de tomates. O campeão é o tipo Grape que dobrou as vendas em relação a 2022, seguido pelos convencionais Débora, Carmen e o Italiano, que juntos somam 40%”, pontua Jean.

Para que um tomate de qualidade chegue à mesa das pessoas é importante que ele passe por um rigoroso controle de pragas. “O setor de hortifrúti do Covabra possui como diferencial, o sistema Rama, no qual o consumidor pode ter informações sobre o respectivo alimento, desde a sua origem até a gôndola. Monitoramos também uso de defensivos agrícolas de 100% dos produtos de nosso hortifrúti”, pontua Jacqueline Tavares, gerente de marketing da rede.

teste
Sair da versão mobile