Em Limeira, a BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto, conta com 21 desses profissionais que percorrem a cidade diariamente, bairro a bairro, desempenhando um importante papel para a eficiência dos serviços.
Atenção, paciência, persistência e coragem são características essenciais para exercer a função e, embora a tarefa possa parecer simples, o leiturista enfrenta alguns obstáculos e situações inusitadas durante a sua rotina, como chuva, cães bravos e locais de difícil acesso. Além disso, outras barreiras como lixo e poeira no visor dos hidrômetros também prejudicam o trabalho de medição.
Mesmo com desafios, os funcionários exercem seu trabalho com dedicação. Por mês, os agentes comerciais visitam em média 138 mil imóveis, entre residências, indústrias, prédios e comércios.
Em cada visita, o leiturista verifica os quatro números e preto no hidrômetro do imóvel e digita no coletor de leitura, equipamento responsável por registrar o dado e enviá-lo ao sistema de gestão de serviços comerciais da concessionária. Após o registro, a fatura é impressa e entregue ao cliente simultaneamente.
E a rotina dos leituristas vai muito além de medir o consumo e entregar as faturas aos clientes. Eles também orientam em caso de dúvidas e comunicam ações e campanhas da empresa.
Karina Pereira, coordenadora comercial da BRK em Limeira, lembra que o morador deve sempre assegurar o livre acesso ao hidrômetro e ao cavalete para que o serviço de leitura possa ser realizado.
“Garantir o acesso, assim como a conservação e limpeza desses locais é dever dos moradores. Os cavaletes e hidrômetros devem estar protegidos, com abrigo contra a luz excessiva, calor e chuva”.
Neste dia do leiturista devemos valorizar os profissionais que desempenham um trabalho essencial para que as pessoas tenham acesso aos serviços de saneamento de forma precisa. A BRK parabeniza os leituristas que cumprem esse papel de grande relevância, levando os serviços de saneamento para muito além do básico.

