“A Indústria no Berço da Imigração Europeia – Volume I” é o mais novo livro do pesquisador José Eduardo Heflinger Júnior, o Toco. O primeiro de uma trilogia contempla o levantamento do início da industrialização da região de Limeira a partir do início do século XIX, quando teve início um polo agroindustrial produtor de açúcar exportável.
A obra também foca o emprego de máquinas para beneficiamento do café pelo Senador Vergueiro e avança até a configuração do vasto parque industrial da atualidade, constituído por empresas de reconhecimento mundial. Nesse primeiro volume o autor conta um pouco sobre as empresas: Fábrica de Phosphoros Radium (Cabeça Branca), fábrica de papel Ribeiro Parada S/A (embriã da Ripasa), Cia Prada de Chapéus, Freios Varga, Fumagalli, Newton e BGL (Bertoloto e Grotta).
Com 204 páginas e cerca de 200 imagens, muitas delas raras e de acervos particulares, a edição bilíngue, com tradução de Irene Sinnecker, incentivada via Lei Rouanet, com patrocínio da Cirúrgica Fernandes e Usina Santa Lúcia, foca o processo de industrialização ocorrido nas cidades de Limeira, Cordeirópolis, Iracemápolis, Itu e Piracicaba, formando um amplo painel.
O livro pode ser encontrado na Banca IV Centenário da praça Toledo de Barros, em Limeira. Também pode ser comprado, em horário comercial, pelo Disk-Livro: (19) 3444-8810 ou 99643-2855 (apenas WhatsApp em horário comercial), com entrega grátis para a cidade de Limeira, ao custo de apenas R$ 50,00. Informações e pedidos também podem ser feitos pelo e-mail imigracao.resgate@hotmail.com.
Conheça um pouco mais sobre a obra na página do livro no Facebook:
www.facebook.com/Livro-A-Indústria-no-Berço-da-Imigração-Europeia-112060468067847