Ícone do site Rápido no Ar

Descarte ilegal de resíduos resulta em multa aplicada pela GCM Ambiental em Limeira

Uma ação do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal de Limeira resultou na autuação de um homem por descarte irregular de resíduos na manhã desta terça-feira (27). O flagrante ocorreu na Estrada Municipal José Muniz Barbosa, via que conecta Limeira a Arthur Nogueira, em um trecho sinalizado com proibição para esse tipo de prática.

Conforme a GCM, o indivíduo utilizava um caminhão baú para descartar materiais inservíveis, entre eles restos de madeira, plásticos e papéis. Durante a fiscalização, ele confessou que o local já havia sido usado anteriormente para o mesmo fim.

No ponto onde ocorreu o descarte existem caçambas destinadas apenas ao lixo doméstico, que é recolhido periodicamente pelo serviço municipal. O abandono de resíduos volumosos e fora desse padrão é considerado infração ambiental, passível de penalidade. Para esses materiais, o município disponibiliza ecopontos específicos.

Os guardas civis municipais Godoy, Dollo e Marcelo Ramos informaram que as ações de fiscalização têm sido ampliadas, especialmente em áreas rurais, visando coibir danos ao meio ambiente. Em Limeira, as penalidades para descarte irregular podem alcançar valores de até R$ 11 mil.

A orientação é que a população consulte os locais corretos para descarte de resíduos por meio do site oficial da Prefeitura: www.limeira.sp.gov.br/ondedescartar.

Sair da versão mobile