A dona de casa Luciana Lorenzetti, de 51 anos, acionou o Rápido no Ar para reclamar da demora no atendimento no Ambulatório Médico de Especialidades da Santa Casa de Limeira.
De acordo com a cozinheira, ela levou a mãe, idosa, para um procedimento nos olhos relacionado ao glaucoma. Ela explica que chegou ao local por volta das 5h da manhã, mas somente conseguiu atendimento para sua genitora perto das 10h45.
Imagens gravadas no interior do hospital mostram uma grande procura pelo atendimento médico, o que gera fila de espera.
“É muito complicado a gente ter que esperar mais de quatro horas por um atendimento. É um descaso”, ressalta.
Outras pessoas que estavam no local também reclamaram do atraso no atendimento, mas preferiram não se identificar por receio de serem prejudicadas nas próximas consultas.
Santa Casa esclarece
A assessoria de comunicação da Santa Casa informou que o Ambulatório Médico de Especialidades – Oftalmologia esclarece:
A paciente em questão havia faltado a duas consultas previamente agendadas: em 22/09 (glaucoma) e em 23/09 (retina). Na segunda-feira, 29/09, a paciente procurou o serviço ambulatorial sem agendamento prévio.
Por esse motivo, o atendimento inicial foi realizado no Pronto Atendimento da Oftalmologia. Após a avaliação, as equipes realizaram um “encaixe” no ambulatório de glaucoma, já que a paciente não havia comparecido à consulta marcada para o dia 22/09. Ela foi orientada a aguardar, considerando que havia outros pacientes previamente agendados.
Os atendimentos médicos ocorreram nos seguintes horários: 10h46 (primeiro médico) e 11h12 (segundo médico). A senha foi retirada às 7h59, com atendimento na recepção às 8h16.
A Santa Casa reforça que faltar a consultas médicas pode gerar diversas consequências: prejudica o atendimento de outros pacientes, aumenta o tempo de espera quando há necessidade de encaixe e pode trazer riscos à saúde do próprio paciente.
Consultas agendadas têm caráter preventivo e de acompanhamento. A ausência pode resultar no agravamento do quadro clínico, exigindo posteriormente atendimento de urgência.

