Integrantes da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente de Americana (SP) participaram, nesta quarta-feira (27), do treinamento “São Paulo Sempre Alerta – Chuvas de Verão 2024/2025”, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, em São Paulo.
O treinamento é uma iniciativa da Defesa Civil do Estado, com o intuito de preparar os gestores municipais para emergências durante o período de chuvas, evitando consequências graves.
“Essa oficina é de grande importância, pois capacita os agentes para que possam diagnosticar a situação de emergência, avisar as pessoas que eventualmente podem ser atingidas e, com isso, minimizar ou até mesmo evitar uma tragédia”, avaliou o diretor da Defesa Civil de Americana, João Miletta.
Durante as aulas, os participantes receberam capacitação em diversas áreas, como monitoramento e previsão das condições climáticas, antecipação de riscos, capacitação de agentes para a prestação de primeiros socorros em situações extremas e análise de solo e vistoria de campo.
O biólogo e secretário adjunto do Meio Ambiente, Carlos Cezar Gimenez Zappia, destacou a importância do conhecimento prévio das situações emergenciais, bem como usar o processo de educação para que as pessoas saibam o que pode acontecer e como proceder nessas ocasiões.
“Um dos focos do treinamento foi sobre barragens, e Americana tem uma que deságua no Rio Piracicaba. A gente tem que considerar que uma situação de emergência pode acontecer, principalmente em períodos de chuvas intensas”, disse Zappia.
Zappia explicou, ainda, que a população precisa ter acesso às informações para que também possa colaborar, não só com a Defesa Civil, mas com o município como um todo.