Ícone do site Rápido no Ar

Defesa Civil alerta população de Limeira sobre prevenção às queimadas

Foto: Veloz/Rápido No Ar

A Defesa Civil de Limeira (SP) orienta a população sobre as medidas de prevenção às queimadas, considerando-se o período de estiagem e de baixa umidade do ar. Além de graves prejuízos ao Meio Ambiente, as queimadas são crimes ambientais (previstos na lei 9.605/1998) e ocasionam danos à saúde das pessoas.

A campanha permanente “Limeira sem Fogo”, articulada pela Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e Corpo de Bombeiros, recomenda não acender fogueiras em terrenos baldios, especialmente em áreas verdes, e não jogar cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias ou em locais com vegetação. A soltura de balões também é crime, pode causar incêndios, acidentes graves, e portanto, é vetada.

Qualidade do ar

Nesta quarta-feira (4), o índice da qualidade do ar em Limeira, monitorado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), está na categoria N3, considerada “ruim” em uma escala que varia em: boa, moderada, ruim, muito ruim e péssima.

O índice N3 aponta elevada concentração de partículas inaláveis finas, que podem penetrar no sistema respiratório, atingindo os alvéolos pulmonares.

A Cetesb mantém uma ampla rede de estações de monitoramento da qualidade do ar em todo o estado. Em Limeira, o equipamento localiza-se no Parque Cidade, mais precisamente, na esquina das ruas João Kühl Filho com João Jacon.

As estações medem a presença de partículas inaláveis, partículas inaláveis finas, fumaça, ozônio, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre. O índice de poluição é determinado pelo poluente com maior concentração.

Ainda de acordo com o boletim da Cetesb para a Região Metropolitana de Campinas, Norte e Centro-Oeste do Estado, a presença de uma massa de ar quente e seco, com ventos variáveis de fraco a moderado e inversão térmica, “manterá a qualidade do ar entre MODERADA e RUIM, podendo atingir a qualidade MUITO RUIM”.

Serviço:

Em caso de queimadas, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Denúncias de incêndios criminosos devem ser encaminhadas à Guarda Civil Municipal (GCM), pelo telefone 153.

O boletim diário da Cetesb é emitido diariamente às 11h e está disponível no link: cetesb.sp.gov.br/ar/boletim-diario/

Sair da versão mobile