O tempo seco que atinge a região nos últimos dias preocupa a Prefeitura de Jaguariúna e a Defesa Civil emitiu um alerta de que a cidade está em Estado de Atenção. Nesta quarta-feira, dia 25, foi registrada 20.6% de umidade relativa do ar.
Segundo a DC, o município fica em estado de atenção quando a a umidade relativa do ar está reduzida, com índice entre 20% e 30%. Isso significa que falta pouco para a cidade entrar no estado de alerta, quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 20%.
Diante dessa situação, a diretora da Defesa Civil, Fernanda Tesche, pede para que a população tome cuidado e redobre a atenção seguindo algumas orientações:
Mantenha-se hidratado, aumentando o consumo de água;
Fique atento às crianças e idosos, para evitar a desidratação, que pode levar à confusão mental;
Evite praticar exercícios físicos ao ar livre entre 11 horas da manhã e 16 horas da tarde. Procurar locais sombreados, protegidos do sol e arborizados;
Umidifique o ambiente interno com uso de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
Não realize queimadas e nem fogueiras (crime ambiental).
QUEIMADAS
A Defesa Civil de Jaguariúna está combatendo, desde esta quarta-feira, dia 25, um foco de incêndio em uma área verde da cidade no Jardim Carlos Gomes. Bombeiros municipais e militares trabalham no local para tentar conter as chamas.