A Prefeitura de Limeira (SP) autorizou, por meio de decreto, a realização de eventos, convenções e atividades culturais. A autorização foi publicada no final de semana.
O decreto mais recente alterou o publicado no mês passado, que determinou quais os tipos de atividades poderiam ocorrer quando a cidade chegou à fase amarela (Fase 3), no plano de classificação estadual de combate ao coronavírus.
De acordo com o Executivo, eventos, convenções e atividades culturais podem ocorrer por até oito horas diárias em horário livre, corrido ou fracionado, mas os organizadores devem observar as formas e condições contidas para a “Fase 3” do Plano São Paulo, como ocupação máxima de 40%; obrigação de controle de acesso e hora e assentos marcados; distanciamento mínimo entre assentos e filas; apenas atividades com o público sentado; e adoção de protocolos gerais e setoriais específicos.
Também foi acrescentado um parágrafo que trata sobre as atividades de buffet. Nesse caso, ficou adotado como protocolo sanitário o elaborado pela organização setorial – Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (ADIBRA) – Acesse o protocolo aqui.
O decreto também traz recomendações para funcionamento dos cemitérios, que podem funcionar em horário normal. É recomendado que os velórios tenham duração máxima de três horas e evitem aglomeração superior a dez pessoas. Além disso, o decreto recomenda que idosos e pessoas com doença crônica ou grave evitem comparecer nos cemitérios.