Em entrevista coletiva no início da tarde de hoje (16), a Prefeitura de Limeira (SP) anunciou uma série de medidas previstas no decreto municipal publicado no Jornal Oficial do Município. Além da suspensão das aulas a partir do dia 23 e de eventos que contam com grande público, o decreto cria em Limeira o Grupo Técnico de Controle, Assistência e Vigilância, que será coordenado pelo secretário municipal de Saúde, Vitor Santos.
O objetivo do Grupo Técnico é proceder análises, consultas e deliberações conforme a evolução epidemiológica local e nacional. Para isso, passarão a integrar o grupo, além do secretário de Saúde e sua equipe, as secretarias de Comunicão, Educação, Fazenda e também do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).
O secretário de Saúde irá reportar ao prefeito Mario Botion todas as deliberações do grupo e poderá requisitar a participação de outras secretarias. Além disso, poderá convocar membros de hospitais públicos e privados.
O decreto que criou o Grupo Técnico também prevê outras situações, como reserva de caixa para pagamentos considerados emergenciais pela Saúde, visando aquisição e contratação de bens, obras, equipamentos e serviços necessários para as atividades de prevenção e controle da doença.
Com base no decreto, a Secretaria Municipal de Saúde poderá requerer apoio de pessoal e equipamentos de diversos órgãos e, quando solicitados, os setores deverão atender com prioridade, visando a prevenção e controle das fases de transmissão local.