Ícone do site Rápido no Ar

De olho na Copa do Brasil, Inter joga hoje na Vila Belmiro

Jotaprodutor

Era para ser apenas um jogo para cumprimento de tabela. Mas para a Internacional, o duelo contra o Santos, hoje às 18h, na Vila Belmiro, vale muito. O confronto pela última rodada da primeira fase do Paulistão pode garantir uma vaga para o Leão na Copa do Brasil de 2025.

O objetivo da equipe limeirense é terminar na frente da Ponte Preta e ficar em primeiro lugar na lista de espera. Aí seriam duas chances para uma vaga na Copa do Brasil: passar pelo Red Bull Bragantino nas quartas de final ou torcer para algum paulista ganhar a Copa do Brasil, a Taça Libertadores da América ou garantir uma vaga na Libertadores de 2025 via Campeonato Brasileiro. A possibilidade é grande, uma vez que Palmeiras e São Paulo quase sempre brigam na parte de cima do campeonato nacional.

Já classificados para as quartas de final, tanto Santos quanto Internacional decidiram poupar seus jogadores pendurados.

No Leão, o zagueiro Maurício e o volante Lucas Buchecha nem viajaram para a Baixada Santista e ganharam um merecido descanso. No último coletivo, Júnior Rocha optou por Matheus Mancini, recuperado de dores nas costas, na zaga e Lima no meio de campo.

O zagueiro Diego Jussani está de volta à zaga após cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo na vitória diante do Ituano por 2 a 0, no Limeirão.

No departamento médico seguem o lateral-direito Felipe Albuquerque, o lateral-esquerdo Zé Mário e os atacantes Andrew e Juninho. Se estivessem aptos, esses dois últimos também não jogariam na Vila Belmiro, pois estão pendurados com dois cartões amarelos.

O meia Albano deve fazer hoje seu primeiro jogo como titular. Já Everton Brito não está pendurado com dois amarelos como destacamos anteriormente. Sendo assim, vai para o jogo.

O zagueiro/volante Emerson Santos pode disputar o Campeonato Brasileiro pelo Criciúma. O Tigre retornou para a divisão de elite e quer o leonino, até por sua experiência por ter defendido o Palmeiras. A informação é do comentarista Marcelo Pilon.

No Santos, o técnico Fábio Carille dará descanso para o lateral-direito Aderlan e para o volante Diego Pituca que estão pendurados com dois cartões amarelos. Hayner e o venezuelano Tomás Rincón serão os substitutos. O meia Giuliano continua de fora com uma lesão na panturrilha.

A principal novidade será a entrada do argentino Júlio Furch no ataque. O camisa 9 marcou o gol da vitória sobre o EC São Bernardo em jogo-treino realizado no meio de semana no CT Rei Pelé.

O Santos ainda pode fechar a primeira fase com a melhor campanha, mas para isso, teria que vencer a Internacional e torcer para o Botafogo surpreender o Palmeiras, na Arena Barueri.

O Verdão soma 25 pontos, sete vitórias e saldo de 10. O Peixe tem 22 pontos, sete vitórias e saldo de seis.

Tabu

A Internacional não vence o Santos, na Vila Belmiro, há 38 anos. A última vitória leonina foi no dia 24 de agosto de 1986, por 2 a 0, pelas semifinais do Paulistão, gols de Kita e Gilberto Costa.

Em toda sua história, a Inter conseguiu vencer o Santos apenas duas vezes na Vila Belmiro. A primeira foi em 25 de abril de 1981, pelo placar de 3 a 2, gols de Bolívar, Lela e Marcinho.

De 1986 para cá foram 14 jogos na Baixada Santista e nenhuma vitória leonina. O Peixe venceu nove partidas e foram registrados outros cinco empates.

No total foram 24 confrontos na Baixada Santista (entre Vila Belmiro e Ulrico Mursa), com duas vitórias leoninas, seis empates e 16 vitórias do Peixe. O time da casa marcou 48 gols e sofreu apenas 18.

Destes confrontos, em cinco deles o Santos goleou a Inter: 6 x 2 (em 1999), 5 x 1 (duas vezes, em 1983 e 2003), 5 x 2 (em 1997) e 4 x 0 (em 1992).

Desde o retorno da Internacional para a divisão de elite em 2019, foram três confrontos. Em 2020, com Elano Blumer no comando, o Santos fez 2 a 0, na Vila Belmiro, com dois gols de Raniel.

Em 2021, com Thiago Carpini no comando, o Santos tornou a vencer na Vila Belmiro. Placar de 2 a 1, com gols de Elácio Córdoba (contra) e Bruno Marques aos 43 minutos do 2º tempo. O gol leonino foi de Lucas Batatinha.

Em 2022, com Vinícius Bergantin como técnico, Inter e Santos abriram o Paulistão e ficaram no 0 a 0, no Limeirão. Já no ano passado os times cairam no mesmo grupo, ao lado de Botafogo e Red Bull Bragantino.

No geral são 42 jogos oficiais (sem contar os amistosos), com seis vitórias leoninas, 13 empates e 23 resultados positivos do Peixe. O Leão marcou 31 gols e sofreu 65, saldo negativo de 34 gols.

Santos x Internacional
Santos – João Paulo; Hayner, Gil, Joaquim e Felipe Jonathan; João Schmidt, Tomás Rincón, Otero e Cazares; Guilherme Júlio Furch. Técnico – Fábio Carille.
Internacional – Max Walef; JP Galvão, Diego Jussani, Matheus Mancini e César Morais; Emerson Santos, Lima, Gustavo Bochecha e Albano; Everton Brito e Quirino. Técnico – Júnior Rocha.
Árbitro – Matheus Delgado Candançam
Local – Vila Belmiro, às 18h.

teste
Sair da versão mobile