Mais de 40 mulheres gestantes, acompanhadas pelos respectivos esposos em sua maioria, estão inscritas para mais uma edição gratuita do Curso Para Gestantes direcionado pelo plano Santa Casa Saúde Piracicaba a suas beneficiárias e a gestantes de alto risco da Santa Casa.
Os encontros ocorrerão nos dias 7, 9, 14, 16, 21 e 23 de novembro, das 18h às 20h, no salão de convenções da Santa Casa com dois encontros semanais de duas horas de duração cada. Neste período, médicos ginecologistas obstetras e pediatras, enfermeiras obstetras, acupunturistas, psicólogos e nutricionistas do Programa de Saúde Inteligente se alternarão em palestras e dinâmicas esclarecedoras.
Eles falarão sobre o autocuidado na gravidez, segurança do bebê, atividades básicas durante a gestação, massagem Shantalla, os primeiros cuidados com o recém-nascido, alimentação saudável na gravidez, psicologia na gravidez, parto e puerpério, aspectos emocionais, aleitamento materno: técnicas e posições, banho do bebê, cuidados gerais e com o coto umbilical.
“Como os temas são abordados de maneira interativa e de fácil compreensão, as futuras mamães são orientadas a trazerem uma boneca para o encontro, de forma que possam participar das dinâmicas práticas realizadas para banho do bebê, massagem, relaxamento e amamentação”, disse a enfermeira obstetra Monick Gonçalves, coordenadora dos Encontros ao acrescentar a importância da participação dos pais. “Este é um dos diferenciais do nosso Curso e os esposos participam efetivamente de todos as ações, técnicas e dinâmicas”, disse.
Segundo ela, este é mais um cuidado que o Plano direciona a suas beneficiárias, que dispõem também do Programa Materno Infantil para acompanhamento das consultas de pré-natal com enfermeira obstetra e nutricionista, hidroginástica para gestantes, grupo preparatório para o parto normal, além da prioridade de agendamento da primeira consulta do bebê com o pediatra e avaliação para orientação e auxilio na amamentação.
“Para bebês com mais de dois meses, oferecemos também a massagem Shantalla, benefício que auxilia no desenvolvimento da criança”, completou Monick. Segundo ela, as gestantes têm se sentido mais à vontade para tirarem suas dúvidas e os pais também estão bastante participativos.
“Trazemos dicas úteis que poderão ajudar os futuros pais a se comportarem de maneira mais tranquila, proporcionando segurança a eles próprios e, sobretudo, ao recém-nascido, uma vez que o curso contempla também aspectos psicológicos da mulher e toda a parte emocional da mãe durante a gestação e no puerpério”, salientou Monick.