Ícone do site Rápido no Ar

Cuidados são redobrados em clínicas de idosos em Limeira

Os idosos e pacientes com doenças crônicas representam o público de maior risco na pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Por isso, os cuidados com esse grupo devem ser redobrados.

Casas de repouso de idosos e instituições voltadas ao cuidado desse público já tomam medidas para evitar o contágio pela doença, assim como outras doenças virais comuns no período de inverno que se aproxima.

Segundo a fisioterapeuta Thalita Alves Santana, que atua em uma clínica geriátrica na cidade de Limeira (SP), os cuidados começaram por uma campanha de conscientização de familiares e idosos a respeito dos cuidados com a saúde. “Estamos falando como ele pode se proteger do vírus, tanto o coronavírus como de outras doenças do inverno. O inverno é muito preocupante para o idoso, principalmente na parte respiratória”, explica.

Thalita destaca que é necessária muita atenção aos sintomas do coronavírus, que é diferente nos idosos. Os sintomas normais são tosse, febre e dificuldade respiratória. Mas em idosos, por causa de um sistema imunológico mais frágil, eles podem não apresentar febre. Por outro lado, alterações de humor, como ficar mais quieto ou mais irritado, são considerado um sintoma em pessoas de mais idade.

CUIDADOS COLETIVOS
Thalita conta que na clínica em que trabalha, todas as pessoas que chegam para visitas agora precisam ir direto a um lavatório, onde são orientadas a lavar bem as mãos e em seguida precisam utilizar álcool em gel. A orientação é para que evitem fazer visitas e ter contato físico caso estejam doentes.

“Essa é a recomendação do coronavírus e de qualquer outra doença viral: quando está doente, não se deve sair de casa. É a forma de proteger a quem você ama. O índice de letalidade em um idoso acima dos 80 anos é de quase 15%, enquanto que um adulto é de apenas 0,4%”, aponta a fisioterapeuta.

Os cuidados especiais adotados na clínica e que devem ser seguidos por pessoas idosas são:

– Lavar sempre as mãos e usar álcool em gel;
– Cuidar bem da saúde, se alimentar bem;
– Tomar de maneira correta remédios de uso contínuo (como para pressão alta e diabetes);
– Tratar as doenças já existentes;
– Manter as vacinas em dia (como a da gripe, que começa a ser aplicada em 23 de março);
– Evitar aglomerações de pessoas e ambientes fechados;
– Diminuir o contato físico com as pessoas;
– Evitar visitas a hospitais.

Segundo Thalita, essas recomendações são válidas para gripes e resfriados comuns. “Os idosos estão apreensivos, pois têm acesso a toda a informação, mas estamos procurando dar muita informação para que tenham todo o cuidado”, afirma a fisioterapeuta.

Your browser does not support the video tag.https://static.rapidonoar.com.br/prefeitura/2020/03/iptumarco2020.mp4

teste
Sair da versão mobile