Ícone do site Rápido no Ar

Crime cibernético: Golpistas de Piracicaba são presos pela Polícia Civil do Mato Grosso

Foto: Mateus Medeiros/Rápido No Ar

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), em Piracicaba (SP), a Operação CyberCombat que teve como objetivo combater crimes de fraude eletrônica, invasão de dispositivo eletrônico, falsidade ideológica e associação criminosa. Com isso, três homens, com idades entre 21 e 28 anos, foram presas.

O delegado mato-grossense Breno Houly, que esteve pessoalmente em Piracicaba para chefiar a operação, e contou com apoio da Deic, informou que a investigação teve início após uma vítima – procurador de Justiça do Ministério Público -, ter tido sua conta gov.br invadida, ocasião em que seus dados pessoais foram subtraídos e utilizados de forma fraudulenta para o financiamento de veículos em concessionárias, bem como para a criação de contas e registros em seu nome, sem autorização.

Foto: Mateus Medeiros/Rápido No Ar

O estelionatário, segundo a autoridade policial, dava prioridade aos bancos que não exigem o reconhecimento facial. De acordo com o delegado, o golpista chegou perto de assinar os financiamentos, mas um promotor de Justiça recebeu uma ligação de uma concessionária, que estava desconfiando do “cliente” acionou a vítima, que procurou a Polícia Civil, e deu para recuperar sua conta.

Com a recuperação da conta, o estelionatário perdeu o acesso à conta GOV e não conseguiu efetivar o golpe porque os primeiros bancos que aceitaram o financiamento, eram bancos que exigiam o reconhecimento facial.

A partir daí foram identificados três criminosos, todos de Piracicaba/SP. Diante dos elementos colhidos, foi representado ao Poder Judiciário pela decretação das prisões preventivas dos investigados, bem como pelo cumprimento de mandados de busca e apreensão, além da quebra de sigilos telemáticos, com parecer favorável do Ministério Público.
.
Nesta quarta-feira foi cumprido o Mandado de Prisão, Processo 1000096-69.2026.8.11.0045 – 2.a Vara Criminal de Lucas do Rio Verde/MT, sendo os três localizados e presos, além de terem objetos eletrônicos apreendidos.

De acordo com o delegado, pelo menos 50 pessoas foram vítimas deste tipo de estelionato, mas algumas ainda não sabem e serão comunicadas. Os três presos foram deixados na Cadeia Pública local permanecendo a disposição da Justiça.

Sair da versão mobile