No ranking mundial, o Brasil ocupa a 68° colocação – atrás de países da América do Sul – com 57% da população conectada. Os dados são de um relatório divulgado pela Comissão de Banda Larga pelo Desenvolvimento Digital, da Organização das Nações Unidas (ONU) e mostram uma enorme liderança entre países ricos e emergentes, no quesito acesso à internet.
Em questão de região no Norte, por exemplo, seis em cada dez casas não contam com acesso à internet. Já em regiões mais ricas, como o Sudeste – 60% das casas estão conectadas.
[sg_popup id=”8″ event=”onload”][/sg_popup]
Motivos de não ter internet em casa
O alto custo é o principal motivo citado para não ter internet em casa, seguido pela falta de computador e a falta de interesse. A região em que o preço é o fator decisivo para a não contratação do serviço é o Norte com 68% dos entrevistados
O estudo feito pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) mostra os dispositivos mais usados para o acesso da internet pela maioria dos usuários: celular com 89%, seguido pelo computador 40%, notebook 39%, tablet 19%, televisão 13%, e videogame 8%.
O tipo de conexão mais utilizada nos celulares passou a ser o Wi-Fi, com 87% dos usuários, seguido pelo 3G ou 4G (72%)
Preferência do brasileiro ao se conectar
O uso do Wi-Fi é maior que as redes móveis nas classes B, C e D/E. Na Classe A isso não ocorre, o percentual de conexão móvel é maior por uma questão econômica, onde se recorre a planos pós-pago, apontou a pesquisa do TIC Domicílios.
Na mesma pesquisa foi constatado que 56% dos usuários se conectam à internet na casa do vizinho, de um amigo ou de um familiar, o ambiente de trabalho ficou em segundo lugar com mais acesso individual dos brasileiros sendo ultrapassado por aqueles que usam outros domicílios.
Vantagem de um estabelecimento oferecer internet via wi-fi
Segundo pesquisa realizada pela empresa americana Technomic, 65% dos consumidores esperam que restaurantes e estabelecimentos comerciais ofereçam Wi-Fi sem nenhum custo
A pesquisa também apontou que um cliente conectado passa mais tempo em um estabelecimento, seja ele à trabalho ou no próprio momento de lazer.
Para os negócios, essa necessidade surge como uma nova oportunidade de captar clientes e criar um vínculo entre o potencial consumidor e a empresa que está liberando o acesso.
Wi-Fi gratuito – As operadoras também oferecem
Uma das operadoras com maior cobertura e pontos de acesso Wi-Fi espalhados pela cidade é a NET. O motivo, é uma estratégia criada pela operadora para estender sua cobertura , disponibilizando uma 2 ª rede sem fio para todos os clientes que contratam um plano de internet.
Esse 2ª rede é disponibilizada gratuitamente como um modem gratuito e é totalmente independente da rede Wi-Fi particular de seus clientes, ou seja, não afeta a velocidade da internet contratada
O nome da rede é #NET-CLARO-WIFI e pode ser encontrada em aeroportos, comércios e praças em toda a cidade. Segundo a NET, esse é um dos benefícios oferecidos pela internet da NET
O site telefone NET publicou um artigo sobre a internet banda larga NET Virtua, onde apresenta os planos e benefícios do serviço e explica quem pode, e como se conectar ao Wi-Fi da NET