Ícone do site Rápido no Ar

CPI que investiga compra de mandato do vereador Darci Reis deve ser aberta em Limeira na próxima segunda-feira

Foto: Veloz / Rápido no Ar

Vereadores conseguiram as assinaturas necessárias para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar uma possível compra de mandato do vereador Darci Reis e a nomeação de cargos comissionados na Prefeitura de Limeira.

O vereador Francisco Maurino Dos Santos, o Ceará, do Republicanos, protocolou o pedido no início desta semana e após as assinaturas necessárias, a CPI deve ser aberta na próxima segunda-feira (12).

Com isso será escolhido os membros que formarão a CPI. Após a escolha e a publicação no Jornal Oficial do Município, os vereadores terão 90 dias para investigar o caso, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

De acordo com o requerimento, a comissão deve analisar a renúncia do candidato e a nomeações em cargos comissionados na Prefeitura, em favorecimento de Darci e seus familiares.

Com a ida do vereador Jorge de Freitas, em maio de 2021, para a secretaria de Habitação, a sua cadeira seria ocupada pelo primeiro suplente Darci Reis, do PSD, que renunciou à vaga e José Roberto Bernardo (PSD), conhecido como Zé da Mix, que era o segundo suplente acabou assumindo a cadeira no legislativo.

Em sua justificativa, lida pelo secretário da Câmara, Reis disse que “por questões de cunho pessoal” renunciaria à vaga. Conforme apurado pelo Rápido no Ar na época, a filha do suplente já estaria nomeada na Prefeitura de Limeira. Para evitar uma situação de nepotismo, Darci teria renunciado à vaga.

Agora os vereadores querem entender se houve acordo entre Darci e o Poder Executivo para ele renunciar ao cargo de vereador, e com isso, favorecer o segundo suplente, Zé da Mix.

Os vereadores que assinaram a favor da abertura da CPI até o momento foram Ju Negão (PV), Ceará (Republicanos), Nilton dos Santos (Republicanos), Marco Xavier (Cidadania), Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), Helder do Táxi (MDB) e Dr. Júlio (União Brasil).

teste
Sair da versão mobile