Ícone do site Rápido no Ar

Covid-19: Limeira já testou 39 mil pessoas

Desde o início da pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Limeira já realizou aproximadamente 39 mil exames para detecção da Covid-19, entre sorológicos (teste rápido) e exames de PCR (swab). O índice de positivação dos testes é de 31%, conforme balanço da Secretaria de Saúde, referente ao dia 15.

O agendamento dos testes é realizado por uma equipe específica da Secretaria de Saúde. Nesse sentido, a diretora de Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende, destaca a importância de os pacientes informarem corretamente o número de telefone, de preferência o celular, para que eles sejam comunicados dos agendamentos. O número telefônico, conforme a diretora, deve ser o mais atualizado e que permita a comunicação com o paciente durante o horário comercial.

PUBLICIDADE

Esse contato será feito em até sete dias. Caso os pacientes não recebam nenhuma ligação nesse período, a orientação é ligar para os telefones 3404-9791, 3404-9683 ou 3404-9689.

Há dois locais para a coleta na rede pública de saúde, no Laboratório Municipal, que fica na Rua João Machado Gomes Júnior, 54, e na Unidade de Referência Coronavírus (URC), na Av. Doná Antônia Valverde Cruãnes, 70, Jd. Nova Itália. Tanto o teste sorológico quanto o PCR estão disponíveis gratuitamente.

A secretaria informa que os testes para diagnóstico da Covid-19 são coletados apenas mediante agendamento e que a data de comparecimento deve ser observada rigorosamente pelo paciente.

O diretor de Vigilância em Saúde da prefeitura, Alexandre Ferrari, orienta os pacientes sobre a necessidade de comparecimento a essas marcações, mesmo que os sintomas tenham diminuído ou desaparecido no dia da coleta. “Os exames são fundamentais para conhecermos o cenário epidemiológico no município e adotar as estratégias de enfrentamento à doença”, afirmou.

MEDICAMENTOS
Outro aspecto destacado por Ferrari diz respeito ao tratamento, que deve começar no momento da notificação. “A suspeita de Covid-19 é levantada pelo médico com base em critérios clínicos, dessa forma, o paciente não deve aguardar o resultado do exame para iniciar o tratamento”, frisou. Assim como os testes, todos os medicamentos recomendados para os cuidados com a doença estão disponíveis gratuitamente nas farmácias municipais.

Ferrari também reforça que os pacientes precisam adotar as medidas de isolamento social logo que houver a suspeição. “O isolamento é necessário para barrar a cadeia de transmissão do vírus”, afirma.

Sair da versão mobile