Cortar árvores sem a devida autorização de órgão competente, principalmente, em APP (Área de Preservação Permanente) é crime ambiental. E foi uma atitude como esta que rendeu, à Usina São José, em Rio das Pedras (SP), uma multa de R$ 48.950, aplicada pela Polícia Militar Ambiental (PMA).
Segundo a corporação, nesta sexta-feira (8), o sargento Fortes e cabo Galvão, em decorrência da “Operação Impacto”, e em atendimento a denúncia anônima, constataram a supressão de 79 indivíduos arbóreos nativos/exótico (corte seletivo), localizados em Área de Preservação Permanente – em cinco pontos distintos.
Também foram constatados, de acordo com a equipe, danos à vegetação através de bosqueamento em 63 hectares, realizado nos referidos locais, que ficam às margens do Ribeirão Tijuco Preto, intervenções essas sem as devidas autorizações do órgão compete.
Por conta disso foram elaborados dois AIA’s (Autos de Infração Ambiental), em desfavor da usina, por ter infringido os Artigos 38 e 39 da Lei 9605/98 – Lei dos Crimes Ambientais.